domingo, 24 de fevereiro de 2013

Problemas visuais na infância — Sinais e condutas


      Os principais sinais apresentados por uma criança em sala de aula que pode levantar a suspeita de que a mesma possui um problema visual é o aumento do globo ocular ou presença de secreção ocular, assim como olhos lacrimejados constantemente. Atitudes como esfregar, apertar ou piscar os olhos involuntariamente, ter dificuldade para leitura à distância, aproximar muitos os objetos dos olhos, tropeçar excessivamente ou não perceber obstáculos no chão. Além da fotofobia, que consiste na sensibilidade excessiva à luz.

          Ao observar qualquer um destes sinais ou a combinação de uma série deles, cabe ao professor orientar os pais a encaminhar o aluno ao oftalmologista, pois só o mesmo pode diagnosticar possíveis patologias oculares ou uma possível deficiência visual.

        Após o diagnóstico e orientações médicas, o professor deve posicionar o aluno de maneira correta no espaço da sala de aula — diferenciado em cada caso específico —, deve estar atento ao seu próprio posicionamento e a maneira como pronuncia as palavras e como expressa suas ideias.

Por _Berdusco

O Papel das Mãos na Deficiência Visual


             O tato é um dos sentidos mais essenciais para a convivência humana. Através dele e seu principal instrumento, as mãos, podemos descobrir o mundo, revelar sensações, dar ênfase e forma às nossas expressões e no caso da pessoa com deficiência visual, estes são os olhos mais sensíveis.

            Através das mãos, a pessoa com deficiência visual pode ler e escrever o mundo. Pode ser e se sentir autônoma, como qualquer outro ser humano, para compreender a vida e para se comunicar naturalmente.

             Como acontece no filme "O milagre de Anne Sullivan", através das mãos a incrível e batalhadora professora consegue apresentar o mundo à uma criança que estava totalmente deslocada dele, por todos acreditarem que sem a visão, a fala e a audição seria impossível haver qualquer forma de comunicação. De uma menina sem esperanças de desenvolvimento, Hellen Keller se tornou uma excepcional escritora, filósofa, jornalista, conferencista e ativista social. Graças ao empenho de Anne Sullivan, uma professora que lutou pela educação provando que todos, de maneiras diferentes e adaptadas de acordo com suas condições, podem aprender com excelência. Apesar de utilizar métodos antigos, devido às concepções educacionais da época, Anne se tornou um ícone na área da educação e símbolo da luta pela educação dos cegos e surdos.
            Portanto, neste caso e no caso de todas as pessoas com deficiência visual, as mãos são o caminho mais eficaz para o aprendizado. Já que todos podem chegar ao conhecimento de maneira igualitária, pois seja através da escrita, da fala, da audição, das próprias mãos, concluímos que todos somos iguais.

Por _Berdusco


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