Sabendo-se que atualmente o contexto escolar não é oposto ao contexto da sociedade, podemos concluir que em consonância com as mudanças sociais existe a necessidade de uma formação escolar que atenda a complexidade da vida contemporânea – adoção de funções diferenciadas e constantes reformas curriculares que afetam diretamente os conteúdos, os processos de aprendizagem e a gestão educacional.
Estas mudanças estão fortemente ligadas aos avanços das tecnologias de comunicação e informação, o que conduz o professor a criar novas formas de ensinar e aprender. Surgem então as demandas profissionais ao professor do século XXI.
Além de dominar os conteúdos de sua disciplina-alvo, já que este é um recurso fundamental para que o professor tenha as ferramentas para inovar e tornar sua matéria interessante para seus alunos, o mesmo deve saber ensinar de acordo com os interesses individuais e as dificuldades de cada um, já que deve estar atento aos talentos e habilidades que podem surgir, não necessariamente em sua área de atuação – nenhuma iniciativa de aprendizado deve ser desprezada.
Teoria e a prática devem fazer sentido para o aluno. Pois não nos encontramos mais no tempo em que a razão de nossas ações não é questionada. Lembrando sempre que o acesso à informação é muito maior, o que pode ser bom para ampliar horizontes e prejudicial se o professor não tiver seus objetivos consolidados e um amplo conhecimento sobre diversos assuntos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZGg2sPCeXoOlN7KlXPX2FnOhPoVBkssplpy8g47fbfALDLzQOxLQtaCMrry81xsUyKZ8AJLR0aCd9YptkBy4q4FO8D-hwybqM-aWc8fBGqNtkd8Ah91Y5eedo0uWIfSFzpJ0PoGB3bFkU/s1600/teacher.jpg)
Pode-se concluir que o professor de hoje deve trabalhar de acordo com a velocidade em que o mundo se transforma. Deve estar atento à mídia, aos modismos, às transformações culturais e a forma como os alunos trazem estas mudanças para dentro da escola.
Portanto, para que este profissional atenda a todas as demandas do século, é preciso sempre estar atualizado e em constante formação, e não menos importante, é necessário ter paixão pelo ofício e estar pronto para vencer os desafios que as novas gerações impõem ao objetivo maior: a aprendizagem.
Por _Berdusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!