François Rabelais (1495 – 1553)
Foi o precursor do realismo e do naturalismo na pedagogia, ridicularizando e satirizando a educação escolástica e formalista da época.
- Método voltado para a formação do homem integral;
- Primazia ao desenvolvimento do corpo, vida ao ar livre e prática de exercícios físicos;
- Conhecimento tirado da natureza.
Michel Eyquem de Montaigne (1553 – 1592)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9o3yaqOeChaWXjI6DIEXhaiK-DhpEomKUdav5cfEnIoqS5kCWVfXRah-7WNvraRyvmv9hiHHTTBtjucO6GQZa7wWceqfJQNZ4TtonhYaTK0oQ3WvfhZM3HDsmWBzTQYuRhFFRhjKAJP_W/s200/montaigne1.jpg)
É o maior representante do humanismo francês e precursor das modernas tendências pedagógicas – teorias ampliadas por Locke.
Criticou o abuso dos livros e elogiou a grandeza da condição humana, nascendo de suas idéias uma definição bem clara sobre o homem como ele é.
- Aprender consiste em assimilar conhecimentos;
- Primazia em ensinar coisas e não somente palavras;
- Uma instrução voltada à formação do juízo através da experiência;
- Educação pode ser ocasional;
- Juízo é o fim último da educação, conhecimento é o instrumento.
Jan Amos Comenius (1592 – 1670)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhI2T3k4CRPW4817f90wRCrC_OPbTu_a1s97-xlv2vCunSNGEs-hQeNhkF_HjS0NQpyPjf1liQsKZsxmZmLyuQNe-qCwGeacaGsq_yCp55e5ErAuKhnSqFUB8coxDXCScePMMDLMS93thCP/s200/comenius.jpg)
Conhecido como o Mentor das Nações, foi um dos maiores pedagogos da história, contribuindo para reforma da educação em vários países.
Foi o fundador da Didática e, em parte, da pedagogia moderna — pioneiro na aplicação de um método que despertasse o interesse do aluno.
Sua obra sintetiza o velho e o novo da pedagogia, sistematizando todo o saber. Propondo a pesquisa e valorização da reforma escolar, política e da moral.
- São fins da educação: o saber, a virtude e a piedade;
- A educação deve atingir a todos nos mesmos estabelecimentos: escola democrática;
- É necessário buscar a unidade do conhecimento por meio do método natural, da escola única e da gradação e continuidade da educação;
- A escola maternal e o exercício dos sentidos externos através da observação e experiência são fundamentais;
- A escola comum deve cultivar os sentidos internos (imaginação, intuição e memória) com seus órgãos executivos;
- No ginásio deve-se trabalhar o entendimento e o juízo (dialética, gramática, ciências e artes de utilidade prática). E nas universidades, cultiva-se a alma pela teologia, a inteligência pela filosofia, do corpo pela medicina e dos bens externos pela jurisprudência.
John Locke (1632 – 1704)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6tUZ_1AmIEa_4RAGggjoaAAZxgiw0KqiS_FGyLNNrA3kDsn-z5yk36DG-DzAJHtpMVdUS8S9m2c2Y01j5t6okbjWG2xaUYeJoRSxZrevI8PrMaWF-ZWX9Rg6B3fy12AZ4QZ31eYw4qQP0/s200/Filosofia-John-Locke.jpg)
Filósofo, psicólogo, humanista, médico e professor, influenciado por Rousseau teve idéias de larga repercussão, sobretudo no pensamento inglês, através de sua teoria empírica sobre o conhecimento, ou filosofia baconiana — todo conhecimento vem dos sentidos e do intelecto (experiência).
- A educação considera três aspectos e seus objetivos correspondentes: o físico com o vigor do corpo, a moral com a virtude e o intelectual com o saber;
- Princípio epistemológico: a educação tem grande poder;
- Inverteu todas as idéias e princípios educacionais da época;
- Saúde e disciplina corporal têm primazia sobre o saber e a eloqüência.
Por _Berdusco
ideias pedagógicas de François Rabelais (1495-1553)
ResponderExcluir