Sabemos que o tempo escolar é em sua essência, administrativo. Permeado por prazos, metas, cobranças e resultados, se articula diariamente para que dure o período necessário para que haja aprendizagem.
Pode-se afirmar que é potencialmente formador à medida que exige do aluno nada mais do que o ritmo cadenciado da sociedade e das exigências do mundo do trabalho – através de normas aplicáveis à todos e independentes de variações individuais. Portanto não cumprir tarefas, ser descuidado, atrasar-se ou até mesmo faltar, são fatores que influenciam substancialmente na inserção do aluno no contexto escolar e mais tarde trará sérias consequências em suas atividades sociais.
Por outro lado, o tempo escolar é fundamentalmente constituído de vivências. Onde, dentro de todas as atividades, o aluno encontra o valor e a importância destas – o que as torna significativas e prazerosas. E consequentemente os prazos, dentro da dinâmica escolar, são mais produtivos parecendo durar mais.
Para que o professor consiga cobrar todas as exigências e os alunos consigam alcançar os objetivos de aprendizagem, é preciso primeiramente buscar juntamente com a equipe escolar o sentido de todas as atividades escolares. Isto é, o planejamento das ações e a rotina escolar não se restringem meramente ao âmbito burocrático e sim à análise da consistência do ensino e da aprendizagem.
Já em sala de aula, isto é, na concretização dos processos de ensino e aprendizagem, o professor deve estar atento às singularidades, considerando as experiências de cada aluno, assim como a diversidade cultural e individual. Propondo ações pedagógicas que proporcionam a flexibilização do tempo escolar sem comprometer a aprendizagem das competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento geral da turma. Sendo assim, o professor atua de acordo com as dificuldades e necessidades apresentadas. Respeitando o tempo do aluno em uma ação simultânea com a rotina diária.
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Também é importante que com suas diferenças os alunos possam aprender juntos, cada qual com sua contribuição. Porque muitas vezes, o aluno não precisa de mais tempo – ou simplesmente "retomar a matéria" – ele necessita que o professor transmita o conhecimento de uma forma diferente, tão peculiar quanto a maneira como ele compreende o mundo.
Por _Berdusco
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