Podemos relacionar este conteúdo com o eixo temático mídia, desconstruindo as concepções negativas dadas à derrota, a supervalorização da vitória, a rivalidade exacerbada, os conflitos entre torcidas, entre outros temas referentes aos esportes de rendimento — que são transferidas culturalmente ao jogo.
A indissociabilidade entre técnica e tática apontada na abordagem do esporte, também é um passo para que os alunos percebam o quanto as ações coletivas são importantes para o sucesso da equipe. E consecutivamente, podemos transferir este sentimento de grupo, de respeito mútuo também ao adversário.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdwViPhIaFxceO5hxqbb2-JDxN7jxQzSFrzwZcZhuF_B3wS0rOaqjRRcfB0jkhQfku-qHz0wyO1oRpQgR3oNkvUG-xPJbtKFLILlbm8zJ-PJ-1onjcNR1QXtNRSIOEgTaSpHDmx0tpPhQL/s320/competi%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg)
Esta abordagem pretende mostrar que todos podem participar do jogo, que a habilidade e a competência individual não interferem nos resultados, visto que diminui a incidência de atitudes preconceituosas e de exclusão.
Em um mesmo jogo é possível sim que haja elementos competitivos e cooperativos através da postura dos alunos e dos valores que são passados pelo professor no que diz respeito às regras, à escolha dos times, ao respeito ás diferenças dos colegas, ao fair play, as táticas escolhidas de comum acordo entre os componentes da equipe, entre muitas outras situações.
Por _Berdusco