Para desconstruir a associação da luta à briga e à violência, espera-se que o aluno seja capaz de expressar opiniões a respeito dos temas: briga, violência, sobrevivência e luta e relacioná-los com outras condutas do cotidiano; além de valorizar e respeitar as condutas nas lutas. Essas competências permitem deslocar a concepção exclusivamente violenta das lutas para outras manifestações da cultura corporal, como também ocorre nos esportes, assim como enfatiza os valores e a filosofia de cada luta, demonstrando o respeito que há nesta manifestação.
Para desconstruir a preocupação com a fragilidade feminina é necessário que os alunos percebam e identifiquem as características individuais na realização dos gestos e movimentos de confronto das lutas, possibilitando que percebam que as meninas também são perfeitamente capazes de executar tais movimentos — assim como alunos com deficiência, ou até mesmo aqueles que não se encaixam nos padrões de habilidade pré-concebidos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0BJVfFIXfPdu4rc592OpOWI9lgNxMw2KRaXnp7anpDCnlWt0ghGu9eGtjWjggkakjRooIX0ocmWD_aqGTyTgJC_M3Sfo_HWn3IOGA6cpuJubrChHFXcSZVKRTB1f-65z0hoNTouJLaFfR/s1600/luta2.jpg)
Uma sugestão é a abordagem dos princípios técnicos e táticos para que o aluno possa compreender o fenômeno luta e suas manifestações culturais, filosóficas, etc.
Os princípios de confronto e oposição permitem a contextualização e incorporação dos conceitos fundamentais da luta.
A classificação e organização fazem refletir sobre as consequências do confronto desigual, assim como da esportivização e o senso de justiça.
As principais regras possibilitam o entendimento sobre as categorias e graduações de cada luta.
A questão do gênero e da violência ressignificam e aprofundam vivências e possibilitam a valorização das condutas.
O processo histórico deve ser abordado para que o aluno conheça as origens da lutas e compreenda os contextos que levaram ao seu declínio e outros que favoreceram sua popularização.
Por _Berdusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!