Promover ambientes educacionais amplos e variados, que focalizem as demais habilidades cognitivas — uma proposta
prática que exemplifica o item escolhido é o trabalho com projetos
interdisciplinares.
Além
de se aproximarem do contexto e da própria vida do aluno, assim como
possibilitam a atuação efetiva e a verificação e demonstração de resultados, os
projetos incentivam o aluno a participar e produzir conhecimento consciente da
sua contribuição para atingir um objetivo comum.
Pode-se
sugerir um projeto que englobe todas as áreas do conhecimento, e que haja
também a divisão de tarefas e o incentivo ao aluno para explorar suas
habilidades e capacidades individuais para acrescentar seu conhecimento ao
trabalho final.
Para
melhor exemplificar, tomemos como tema “As Nações”. Onde o objetivo é ampliar
os conhecimentos dos alunos sobre os países do mundo. Lembrando que cada aluno
será responsável por uma ou mais tarefas de acordo com seus interesses e
habilidades.
A
inteligência espacial pode ser trabalhada através da confecção dos mapas,
bandeiras e reprodução de obras artísticas de cada país. A inteligência
cinestésica através das danças e dos esportes e práticas corporais mais
praticados. A inteligência lógico-matemática pode ser trabalhada com a análise
e criação de gráficos, estatísticas sociais e econômicas das nações. A
inteligência musical com apresentações de músicas e peças teatrais específicas
da cultura escolhida. A inteligência linguística pode ser desenvolvida através
da análise de obras de autores, criação de poemas e narração das peças. A
inteligência intrapessoal através de portfólios das atividades realizadas e
autoavaliação. E a interpessoal é desenvolvida principalmente através da
convivência e cooperação dos alunos e da comunidade escolar para a realização do
projeto.
Dessa
maneira, não há a centralização apenas no raciocínio lógico-matemático ou
verbal, como acontece em muitas instituições escolares tradicionais. O que
existe é a valorização de outras possibilidades cognitivas, ampliando e
variando os ambientes educacionais, tornando-os favoráveis para a aprendizagem
e desenvolvimento de potencialidades.
Por _Berdusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!