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Devido ao
descontentamento referente ao uso do oralismo na educação dos surdos, mais
tarde, surgiu a Comunicação Total, que consiste na utilização dos sinais,
leitura orofacial, amplificação e alfabeto digital no ensino da língua materna.
Sendo assim, nesta corrente comunicativa o surdo tem livre arbítrio para
escolher qual manifestação de linguagem lhe é mais adequada para comunicar-se
socialmente. Visto que esta foi uma corrente que abriu espaço para o que
conhecemos hoje como língua de sinais, assim como a autonomia e independência
do surdo e sua inserção na sociedade, contudo não foi completamente efetiva
devido a superficialidade no ensino de uma ou outra forma de comunicação. Isto
é, como o surdo poderia utilizar o mecanismo que mais de identificava ou
mesclar duas ou três formas de comunicação, não conseguia se especializar e
aprender de maneira profunda sobre alguma forma de linguagem específica.
Já a proposta
de ensino bilíngüe contrapõe-se ao oralismo porque considera a comunicação
visual e gestual prioritária no ensino da linguagem. E se diferencia da
comunicação total, pois defende fundamentalmente a língua de sinais na educação
do surdo, não misturando uma manifestação lingüística com a outra. Nesta
corrente, ensina-se primeiramente a língua de sinais e secundariamente a língua
dos ouvintes, que pode ser manifesta apenas em sua forma escrita.
A proposta de
ensino bilíngüe traz como benefício a integridade da manifestação visual e
gestual expondo a criança surda desde cedo a língua de sinais, aprendendo a
sinalizar tão cedo quanto uma criança ouvinte aprende a falar. Assim como o
aumento de sua capacidade e competência lingüística que o ajudará a aprender
também a língua falada, tornando-o bilíngüe desde cedo, e também o aumento do
desenvolvimento cognitivo-linguístico em iguais proporções ao da criança
ouvinte, criando uma relação harmoniosa não só com a comunidade surda — forte
identificação e melhoria da auto-imagem quando consciente do pertencimento a um
grupo específico que possui suas maneiras de se comunicar e se relacionar
através de língua própria.
Por _Berdusco
Muito boa sua abordagem sobre estes temas!!! Gostei, pude compreender melhor o assunto.
ResponderExcluirQue legal, Musa.
ExcluirEspero ter ajudado. Esse tema é demais!
Beijos!
adorei , me ajudou bastante a compreender melhor as metodologias usadas para a comunicação do surdo da sociedade.
ResponderExcluirNa prática, as três correntes ainda estão presentes na educação informal do surdo na modernidade.
ExcluirMas o bilinguismo certamente é a maneira mais eficaz de inserir o surdo na cultura do ouvinte de maneira mais confortável, assim como ele se identifica na cultura surda por meio da língua de sinais.
Adorei! Gostoso de ler, fácil de entender e de uma gentil preocupação no trato com o outro (surdo). Obrigada. BT
ExcluirEspero que tenha ajudado.
ExcluirMuito obrigada pelo comentário, BT!
Volte sempre!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns por transmitir um assunto de suma importância de forma tão clara. Ótimo.
ExcluirParabéns ao editor, tão simples e esclarecedor que nem parece artigo acadêmico, muito bom.
ResponderExcluirOlá, Diomichu.
ExcluirO que me ajudou a escrever esses esclarecimentos sobre o tema foi a convivência com surdos que tive durante dois anos enquanto cursei Libras.
Não existe nada melhor do que estar inserido na comunidade surda para compreender como funciona na prática a educação dos mesmos.
Obrigada e volte sempre.
Ola você poderia me ajudar tenho que faz um trabalho sobre surdos e to meio que perdida tem como você entre em contato comigo por favor
Excluirlucarolsilva@hotmail.com
Muito obrigado, me ajudou muito. O texto é muito esclarecedor, parabéns.
ResponderExcluirObrigada, Brian! Espero ter ajudado.
ExcluirMuito legal, obrigada por me proporcionar um texto tão íntegro e esclarecedor! Parabéns pelo seu talento, sucesso!!!
ExcluirMuito legal, obrigada por me proporcionar um texto tão íntegro e esclarecedor! Parabéns pelo seu talento, sucesso!!!
ExcluirÓtimo texto!
ResponderExcluirtop o texto hem!!!
ResponderExcluirEu precisava estudar para a prova da Faculdade de Pedagogia primeiro semestre e foi muito útil para mim parabéns pelo trabalho sucesso.Tatiani Magalhães Nogueira até mais eu vou ter que fazer um curso melhor de libras e bilinguismo e comunicação total beijos e abraços apertados valeu à pena
ResponderExcluirEu precisava estudar para a prova da Faculdade de Pedagogia primeiro semestre e foi muito útil para mim parabéns pelo trabalho sucesso.Tatiani Magalhães Nogueira até mais eu vou ter que fazer um curso melhor de libras e bilinguismo e comunicação total beijos e abraços apertados valeu à pena
ResponderExcluirCurso o terceiro semestre de pedagogia e estava perdida nesse assunto.. Um super texto sucinto e claro.. Muito útil, obrigada. Parabèns
ResponderExcluirMUito obrigada pelo esclarecimento. estou fazendo estágio em educação especial e estou acompanhando um surdo, é como vc citou eu aprendo com a língua de sinais e em troca procuro ajuda na língua escrita.
ResponderExcluirMUito obrigada pelo esclarecimento. estou fazendo estágio em educação especial e estou acompanhando um surdo, é como vc citou eu aprendo com a língua de sinais e em troca procuro ajuda na língua escrita.
ResponderExcluirSou profissional de educação fisica tambem, mais ja estou concluindo outra formação, Baicharelado em Humanidades, estou nesta disciplina, (Libras I) estou adorando, lindo esse trabalho, parabéns!
ResponderExcluirGrata por me ajudar através de seu texto organizar minhas idéias!estou cursando Letras com libras e amo muito o curso, abraço!
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ResponderExcluirAmei
Ótimo texto,bem explicativo.
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