domingo, 24 de fevereiro de 2013

Problemas visuais na infância — Sinais e condutas


      Os principais sinais apresentados por uma criança em sala de aula que pode levantar a suspeita de que a mesma possui um problema visual é o aumento do globo ocular ou presença de secreção ocular, assim como olhos lacrimejados constantemente. Atitudes como esfregar, apertar ou piscar os olhos involuntariamente, ter dificuldade para leitura à distância, aproximar muitos os objetos dos olhos, tropeçar excessivamente ou não perceber obstáculos no chão. Além da fotofobia, que consiste na sensibilidade excessiva à luz.

          Ao observar qualquer um destes sinais ou a combinação de uma série deles, cabe ao professor orientar os pais a encaminhar o aluno ao oftalmologista, pois só o mesmo pode diagnosticar possíveis patologias oculares ou uma possível deficiência visual.

        Após o diagnóstico e orientações médicas, o professor deve posicionar o aluno de maneira correta no espaço da sala de aula — diferenciado em cada caso específico —, deve estar atento ao seu próprio posicionamento e a maneira como pronuncia as palavras e como expressa suas ideias.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página