Os principais sinais apresentados por uma criança em sala de
aula que pode levantar a suspeita de que a mesma possui um problema visual é o
aumento do globo ocular ou presença de secreção ocular, assim como olhos
lacrimejados constantemente. Atitudes como esfregar, apertar ou piscar os olhos
involuntariamente, ter dificuldade para leitura à distância, aproximar muitos
os objetos dos olhos, tropeçar excessivamente ou não perceber obstáculos no
chão. Além da fotofobia, que consiste na sensibilidade excessiva à luz.
Ao observar qualquer um destes sinais ou a combinação de uma série deles, cabe
ao professor orientar os pais a encaminhar o aluno ao oftalmologista, pois só o
mesmo pode diagnosticar possíveis patologias oculares ou uma possível
deficiência visual.
Após o diagnóstico e orientações médicas, o professor deve posicionar o aluno
de maneira correta no espaço da sala de aula — diferenciado em cada caso
específico —, deve estar atento ao seu próprio posicionamento e a maneira como
pronuncia as palavras e como expressa suas ideias.
Por _Berdusco
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