Acredito que a Ginástica Para Todos ou Ginástica Geral, sem diminuir a importância da abordagem das ginásticas de competição, é uma ótima oportunidade de transmitir à essa manifestação da cultura corporal seu lugar no universo escolar sem que haja discriminação, diferenciação por habilidades, gênero ou número de equipamentos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhypRWAplIJDsUG5-2aC-nF8vVk6kqezykY2y3frwq34SNtUIWVM5SpStWpza-8QfXliM004IXynaXqKZaFoLR41ioeSz8bdpFsSx-NiEsHmE3CqAV6KPim5W3p04TrKIk3d_F9LzP-4Mg9/s320/ansioso.jpg)
O importante é que o professor incentive a criatividade dos alunos, pois ginástica é expressão corporal. É o momento onde os alunos têm a oportunidade de demonstrar sua arte, sua capacidade de organização, o espírito de grupo, auto-estima, entre outros infinitos benefícios.
Muitos movimentos do contexto dos alunos se assemelham aos que constituem o universo da ginástica. Como as brincadeiras tradicionais de cordas e bambolês, as atividades circenses com os malabaristas, os equilibristas, acrobatas e contorcionistas, os movimentos do Le Parkour, a sensação de liberdade e os movimentos não-habituais dos esportes radicais, entre outros.
Para socializar a cultura podemos, por exemplo, durante uma aula que aborda o salto da GA, sugerir aos alunos que brinquem de saltar sobre as costas dos colegas como na brincadeira de "pular sela". Logo após pode-se visualizar vídeos que ilustrem o salto do esporte propriamente dito. Demonstrando todas as possibilidades de saltar e suas variações, grupada, carpada, afastada etc – a vivência dessas variações é plenamente possível assim como a sua associação com os movimentos do dia-a-dia. Desta maneira estamos aproximando essas manifestações através da ampliação e reconstrução da cultura corporal.
Por _Berdusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!