terça-feira, 13 de novembro de 2012

Filme “Adeus, Lenin” — Resumo


           A trama se inicia em 1978, quando no dia 26 de agosto os alemães tornaram-se parte da elite mundial com a expedição espacial do astronauta Sigmund Jahn da Alemanha Oriental — o primeiro alemão no espaço.
            Em 1979, a Alemanha Oriental era uma pátria socialista e neste regime político vivia Cristiane Kerner, uma ativista do progresso social, empenhada em manter as bases do socialismo no país.
            A senhora Kerner tinha dois filhos, Ariane e Alexander, cujo pai, Robert, havia partido para o leste na Alemanha Ocidental, considerada opositora por ter inclinações democráticas e consequentemente capitalistas.
            No dia 7 de outubro de 1989 foi comemorado o aniversário de 40 anos da RDA (República Democrática Alemã). Apesar da comemoração, diversos manifestantes saíram às ruas em protesto e devido a essas e agitações, a senhora Kerner sofre um enfarto e fica em coma.
            Entre 1971 e 1989 a RDA foi dirigida por Erich Honeker. Mas após as revoluções populares, a queda do muro de Berlim e a separação das nações, Honeker renunciou o cargo de secretário geral do Partido da Unidade Socialista e à presidência do Conselho de Estado da RDA.
            No dia 9 de novembro de 1989, milhares de manifestantes derrubaram o muro de Berlim. E a partir daí ocorreram as primeiras eleições livres, a ascensão do capitalismo e a queda do proletariado.
            Após oito meses em coma, a senhora Kerner não imaginava que restaram apenas ruínas da república socialista que tanto lutara para preservar.
            Em junho de 1990, as fronteiras com a RDA já não tinham mais valor e a Alemanha Oriental não tinha mais chances de reunificação. Em julho de 1990, os supermercados da pátria socialista estavam vazios e a moeda nacional foi modificada para o marco ocidental, que valia duas vezes mais.
            Após recuperar-se do coma, a sra. Kerner mantinha um quadro instável de saúde e qualquer transtorno poderia ser fatal. Sendo assim, Alexander, seu filho, decidiu esconder todos os acontecimentos políticos ocorridos durante os oito meses em que ela esteve em coma. Pois se soubesse da queda do socialismo, certamente não sobreviveria.
            Para esconder a verdade, Alexander foi alem das possibilidades forjando uma realidade inexistente. Para isso isolou-a das notícias da imprensa, dos produtos comercializados de outras províncias e das pessoas que faziam parte da nova nação.
            Alex consegue contar sutilmente as novidades da política nacional à sua mãe, mas ela viveu pouco neste novo mundo capitalista, pois ela faleceu dias após saber das ‘meias verdades’.
            A Alemanha Oriental e Ocidental assinaram acordos e Moscou foi a mediadora da amizade entre as duas. E após a reunificação, restou apenas uma nação: a República Federal da Alemanha.
            Apesar de retratar a trajetória histórica da Alemanha, o filme trata do amor e suas diversas faces: amor de uma cidadã pelos direitos da sociedade e o futuro da nação e o amor de um filho que luta contra o sistema para preservar a vida da mãe.

Por _Berdusco (Texto encontrado no baú das memórias – escrito em 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página