BRINCADEIRAS DE
FAZ-DE-CONTA
|
||
O que é?
|
Para que serve?
|
Exemplos
|
São brincadeiras onde as crianças, quando entram na fase
simbólica, começam a assumir diversos papéis em atividades baseadas na
representação de situações da vida adulta. Isto é, colocando-se no lugar de
pai, mãe, professor ou de personagens fictícios, como por exemplo, princesas,
fadas, monstros, super-heróis, entre outros, ou até mesmo animais.
Não existem regras definidas, pois podem variar de acordo
com a decisão dos participantes ou conforme a cultura, os costumes, o espaço
físico, os materiais disponíveis, etc.
|
Servem para estimular as
crianças a experimentar e explorar o mundo, vivenciar as práticas sociais,
imitar, fantasiar e simular situações presentes em seu cotidiano ou não.
|
Exemplos comuns são as brincadeiras de casinha, escolinha, ônibus, vendinha, etc.
O importante é que o adulto
evite intervir diretamente, pois estas brincadeiras são muito ricas e
permitem com que a criança se expresse livremente.
Uma conversa descontraída após a
brincadeira tende a ser uma ótima forma de intervenção sem interferir no
momento.
|
BRINCADEIRAS DE
CONSTRUÇÃO
|
||
O que é?
|
Para que serve?
|
Exemplos
|
Nas
brincadeiras ou jogos de construção, como também são conhecidas, a atuação do
professor também fica em segundo plano.
Pois
ocorrem quando as crianças utilizam diversos materiais (blocos, sucatas,
entre outros) para criar coisas novas (pontes, castelos, parques, bonecos,
etc) através da transformação dos objetos disponíveis e de sua própria criatividade.
|
As
brincadeiras de construção servem para que as crianças entrem em contato com
o mundo social através da cooperação, por exemplo, desenvolvendo sua cognição
de forma mais apurada. Isso acontece através da antecipação de situações, do
planejamento, da estratégia, da elaboração de propostas e possibilidades que
podem ou não se concretizar.
|
Quando
o professor oferece aos alunos uma grande quantidade de blocos de madeira e
os incentiva a construir uma cidade.
Cada
criança terá seu tempo de execução e de interesse na atividade. Lembrando que
o professor deve manter uma relação saudável entre o erro e o acerto da
criança, estimulando-a a criar sempre de forma peculiar e auxiliando-a na
solução de problemas.
|
BRINCADEIRAS COM
REGRAS
|
||
O que é?
|
Para que serve?
|
Exemplos
|
Brincadeiras com regras são
aquelas que combinam aspectos motores, corporais e sensitivos com aspectos
intelectuais. Possuem duração, condições pré-estabelecidas, interesses e
objetivos específicos.
Começam a ser explorados geralmente
a partir dos quatro anos.
|
Auxiliam no desenvolvimento das
regras sociais, na legitimação dos valores morais e na reflexão crítica da
criança.
|
Os exemplos mais comuns são
pega-pega, queimada, jogo do lenço-atrás, esportes em geral, dança da
cadeira, entre muitos outros.
|
BRINCADEIRAS
TRADICIONAIS
|
||
O que é?
|
Para que serve?
|
Exemplos
|
As Brincadeiras
Tradicionais são parte integrante da cultura lúdica transmitida de geração em
geração, expressas, sobretudo, pela oralidade, representando valores, condutas,
características sócio-históricas e a própria mentalidade popular.
|
Além de estimular a criatividade, a coordenação motora,
imaginação, concentração, percepção visual, auditiva e tátil, as brincadeiras
tradicionais servem para preservar a produção cultural de um povo num certo
período histórico.
Com as possibilidades de exploração das brincadeiras
acontece um amplo trabalho de aquisição de vocabulário verbal e corporal além
da compreensão das características culturais, a aquisição de novas regras e a
habilidade de ensinar seu uso às novas gerações.
|
Brincadeiras de roda acompanhadas por cantigas e
movimentação do grupo, geralmente dispostos em círculo (“ciranda-cirandinha”,
“entrei na roda”, “pirulito que bate-bate”, “sambalelê”, entre outros). Materiais
(pião, iô-iô, pipa, etc). E jogos de rua (rouba-bandeira, pique-esconde,
barra-manteiga, mãe-da-rua, etc).
|
domingo, 10 de junho de 2012
Brincadeiras: conceitos, finalidades e exemplos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sou professora de educação física e estou escrevendo um texto para desenvolver durante as aulas. Obrigada Daniele, pois seu texto ajudou a desenvolver o meu.
ResponderExcluirQue legal!
ExcluirEspero ter ajudado no desenvolvimento de suas aulas.
Sucesso! :)