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A rotina que contempla todas as necessidades biológicas,
psicológicas, sociais e históricas do público escolar, dá principalmente ao
aluno segurança. Esta segurança permite com que ele se oriente tempo-espaço e
se desenvolva apropriando-se desses hábitos de maneira independente, autônoma e
participativa.
Para o professor,
evita com que o mesmo atue somente com o improviso, diminuindo a presença de
imprevistos. Além de possibilitar com que o seu trabalho tenha foco na
atividades que podem ser variadas com segurança, diminuindo a monotonia, a
repetição dos afazeres sem propósito definido.
Já para a escola, a
rotina resume a própria vida escolar. É estratégia que a mesma encontra para
organizar de maneira inteligente e produtiva o seu cotidiano. Além de expressar
os próprios objetivos que se pretende alcançar.
Para não limitar o
planejamento, a rotina, apesar de bem organizada e definida, não deve ser
inflexível e rígida. Pois deve partir das necessidades da criança e não dos
interesses da escola. Para isso deve-se
considerar o tempo, o modo, o espaço, o contexto social, o currículo, as
atividades e os materiais disponíveis.
O importante é
lembrar que cada escola tem a sua rotina, não adianta "copiar" um
modelo que talvez tenha dado certo na escola do vizinho. Assim como cada turma
tem a sua maneira de ser também, e nem se fale faixas-etárias diferentes. E por último,
levamos em conta as mudanças durante o ano e os eventos da escola — deve-se
estar preparado também paras as quebras de rotina.
Por _Berdusco
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