Justifico a
escolha do tema desenvolvimento da identidade e autonomia por ser um dos
principais objetivos da educação infantil.
Identidade e
autonomia são aspectos que se desenvolvem em conjunto, fundamentalmente na
relação com o outro de forma segura.
Muitas vezes a
autonomia se confunde com a atitude de deixar a criança sozinha, mas na
realidade ela se constrói na capacidade da criança de aprender a modular a
necessidade da presença do adulto. E da mesma forma, no distanciamento natural
do adulto nas atividades da criança. Estas atitudes favorecem também a
construção de uma identidade segura e confiante. Portanto, ambos são conceitos
que dependem prioritariamente da relação com o outro.
Para crianças
pequenas é importante a construção de uma imagem/idéia de si mesma. De quem ela
é, qual seu papel na relação com o outro, quais são suas potencialidades e
limites, entre outros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx7OiSzEV4sGi8RJtN3Dvagrymx7DasRXCnwuVYnHSK30JG9_SXVZ2KdMhxJD0ZiQsWQn9NAQB1JCOEPaulwhiTGSL6Rw4jGBw8hCI7JnkivEVlhsrN-yhdg_Ee65_t3Wd_SA2xj8tUWAI/s320/Messy-baby-eating-baby-food.jpg)
Segundo o
filósofo Mikhail Bakhtin (1992, p. 68), a criança se vê pela primeira vez
através dos olhos da mãe. E com base nessa afirmação, pode-se concluir que a
criança se forma a partir da posição em que ocupa socialmente. Assim como
através de sua visualização, verbalização e nas atitudes que lhe são
apresentadas e ajudam a criar sua autoimagem. E por outro lado, existe o
diálogo do adulto com a maneira como a criança se expressa gestual e
corporalmente.
A construção da identidade começa de fora para
dentro, ou seja, a criança imita o adulto, mas aos poucos suas atitudes vão
tomando forma própria, por isso existe a importância de respeitar o seu “jeito
de ser” e não restringir as atitudes padronizando-as.
Para as crianças de 0 à 3 anos o professor deve planejar
atividades de identidade e autonomia de maneira que elas possam refletir sobre
seu modo de atuar e intervir que reconheça a criança como centro do processo,
ajudando-a a se observar e observar o outro — incentivando a comparação, por
exemplo. E com as maiores o professor planeja dando atenção maior a organização
dos espaços e materiais com objetivos específicos para tal organização.
Auxiliando-os no início do processo e diminuindo sua atuação aos poucos. Pois
os pequenos desenvolvem sua identidade na interação com as expressões corporais
e já os outros, no reconhecimento da representação de si mesmos de maneira mais
detalhada dentro do grupo — daí a importância das atividades individuais e em
grupo.
Por _Berdusco
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