domingo, 4 de dezembro de 2011

Luta e Esporte como manifestações correlacionadas

Assim como nos esportes temos princípios operacionais comuns delimitando situações de ataque e de defesa, como aponta Bayer. Nas lutas temos os princípios condicionais, que são caracterizados pelos princípios técnicos e táticos, pelos princípios de confronto e oposição e pela classificação e organização.
Por exemplo, quando abordamos os princípios técnicos e táticos do caratê, aprendemos os katas, quando falamos de capoeira, aprendemos alguns golpes, assim como no boxe. A classificação do caratê é feita pelas faixas, a capoeira pelo cordel, e assim por diante. São manifestações diferentes, mas as condições em que ocorrem são muito semelhantes.
A indissociabilidade entre técnica e tática está na compreensão por parte do aluno no entendimento da utilização de determinados movimentos no momento de confronto e oposição que sejam necessários para determinada ação, desconstruindo a concepção de que o gesto motor ocorre isoladamente. Portanto, nas lutas essa inter-relação entre técnica e tática é ainda mais evidente, pois cada ação é determinada pela ação do adversário.

Por _Berdusco

2 comentários:

  1. Boas
    Quem é o Bayer referido no post?

    ResponderExcluir
  2. Olá, me perdoe responder somente agora. Só notei o comentário neste post antigo hoje. :)
    Estava me referindo a Claude BAYER na obra "O ensino dos desportos colectivos". Lisboa: Dinalivros, 1994 (pág. 99 e 117).
    Ele divide as invariantes dos esportes coletivos em seis princípios operacionais, sendo 3 de ataque e 3 de defesa. Sendo assim:

    Em situação de ataque:

    1. Conservação da posse de bola.
    2. Progressão da bola e da equipe em direção
    ao alvo adversário.
    3. Finalização em direção ao alvo.

    Em situação de defesa:

    1. Recuperação da posse de bola.
    2. Contenção da bola e da equipe adversária
    em direção ao próprio alvo.
    3. Proteção do alvo.

    Espero ter esclarecido.

    Obrigada pela visita ao blog!
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página