quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cooperação e competição

Podemos relacionar este conteúdo com o eixo temático mídia, desconstruindo as concepções negativas dadas à derrota, a supervalorização da vitória, a rivalidade exacerbada, os conflitos entre torcidas, entre outros temas referentes aos esportes de rendimento — que são transferidas culturalmente ao jogo.
A indissociabilidade entre técnica e tática apontada na abordagem do esporte, também é um passo para que os alunos percebam o quanto as ações coletivas são importantes para o sucesso da equipe. E consecutivamente, podemos transferir este sentimento de grupo, de respeito mútuo também ao adversário.
Ações como a vivência de jogos nos momentos de lazer, jogos com regras rígidas e do próprio esporte, permite comparar e reconhecer as características de cada manifestação. Contudo, a abordagem dos jogos cooperativos é uma ótima opção para que as ações coletivas ganhem importância para alcançar objetivos comuns — como acontece quando cada aluno percebe a contribuição e a influência positiva que oferece ao grupo, independentemente da vitória ou derrota.
Esta abordagem pretende mostrar que todos podem participar do jogo, que a habilidade e a competência individual não interferem nos resultados, visto que diminui a incidência de atitudes preconceituosas e de exclusão.
Em um mesmo jogo é possível sim que haja elementos competitivos e cooperativos através da postura dos alunos e dos valores que são passados pelo professor no que diz respeito às regras, à escolha dos times, ao respeito ás diferenças dos colegas, ao fair play, as táticas escolhidas de comum acordo entre os componentes da equipe, entre muitas outras situações.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página