domingo, 1 de abril de 2012

Método montessoriano na prática pedagógica moderna


            Na experiência que tive com a educação infantil, percebi que as crianças, repetidas vezes, aprendiam muito mais quando eu agia indiretamente do que quando havia muitas regras e grande quantidade de atividades propostas. E é exatamente isso que acontece. 

            Maria Montessori foi incrivelmente corajosa de propor que o professor ficasse em segundo plano no ambiente e no objetivo final da aprendizagem. Até hoje temos essa dificuldade, não é mesmo?
            As teorias que se formaram posteriormente tiveram grande influência do método montessoriano, e concordo que a autora é uma referência para a pedagogia moderna. Mas por ter como característica o trabalho individualizado e estímulos específicos para cada criança em razão da fase de desenvolvimento que se encontra, atualmente, principalmente no Brasil, é um método que raramente é adotado. Há uma resistência muito grande em relação à escolha de novos métodos de ensino, ficando o tradicionalismo imperioso em nossas escolas.
           Temos professores antigos desatualizados e inseguros em mudar seus hábitos. Em contrapartida, existe também a falta de recursos humanos e materiais para que se possa inovar. Um problema não justifica o outro. Então nos resta fazer um bom trabalho e acreditar que a nova geração de professores abrirá mão do tradicionalismo, mesmo enfrentando dificuldades e pressões externas. E vocês, o que acham? Como podemos enfrentar o tradicionalismo?

           Por outro lado, eu também estudei pelo método tradicional e atualmente adoro ler e escrever e tenho uma letra bonita. E também acredito que qualquer método se bem aplicado gera bons resultados. Mas o fato de possuir apenas lousa e giz não justifica o tradicionalismo puro.

            Temos que observar o que havia de bom nos meios antigos e adaptá-los ao mundo de hoje. E para isso que surgiu a pedagogia moderna, embasada em estudos que comprovam que as práticas anteriores não eram tão efetivas assim. Pois sabemos que os "resultados positivos", como no nosso caso, são para uma minoria. Geralmente, para aqueles alunos que tiveram bons estímulos do ambiente e características individuais que influenciaram no aprendizado. 

             E notamos que hoje em dia, os estímulos ambientais estão escassos e as condições para aprendizagem são diferentes de alguns anos atrás, apesar das fases de desenvolvimento da criança serem as mesmas para todos. O que justifica que o aprendizado se dá de forma e tempo diferente para cada um.
             Métodos como o montessoriano, vieram para que a educação atingisse a TODOS. Sabemos que em algumas situações, parece utopia. Mas com vontade e criatividade podemos sanar as dificuldades.


Por _Berdusco

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