terça-feira, 8 de maio de 2012

Novas constituições familiares e funções escolares


            Realmente a composição familiar se transformou devido a diversos fatores sociais e culturais, mas o padrão de família "nuclear normal" ainda é o mais desejado e o maior responsável pela frustração geral de pais e mães que se sentem mal sucedidos ao educar os filhos.

            O que gera esse tipo de comportamento é o fato de que estamos separando o contexto familiar, interno, privado e sua forte ligação com a sociedade, o contexto externo. Há um constante processo de desorganização/organização social que influencia diretamente a maneira como os indivíduos formam as novas gerações. Assim como a escola sofre as consequências de uma cultura heterogênea, composta por crianças melhor desenvolvidas, bem informadas, com liberdade de expressão, contudo, pertencentes as mais diversificadas culturas e composições e concepções familiares.
           A desigualdade social e um sistema doente, são os principais responsáveis pela maneira como a própria sociedade discrimina as novas composições familiares e marginaliza os frutos dessas organizações. E a passagem da sociedade de produção burguesa, para uma organização social voltada ao consumo transformou não só os meios de produção e consumo propriamente ditos, mas a maneira como os familiares educam seus filhos, onde o "ter" é mais importante do que o "ser". 
          Por exemplo, certa vez uma mãe me confessou que tinha um desejo de presentear a filha com uma boneca que falava e fazia xixi. Sim, era o brinquedo da moda, mas não era uma aquisição fácil para uma mulher de classe média baixa que tinha três filhos para criar sozinha. Mas era o seu desejo e naquele momento, ela imaginava que não seria uma boa mãe se não comprasse o que a filha de sete anos tanto queria. Sabemos que amor, afeto e cuidado são muito mais valiosos do que os bens materiais e que uma boa educação dentro de casa é o que a criança levará para a vida adulta e não um brinquedo que logo perde a graça.
         Um outro caso, foi uma pai de uma adolescente que durante a reunião de pais relatou que não gostava de dizer não a filha, pois tinha medo de que ela não gostasse dele. Onde estão os valores dessa família, ou melhor, quem faz o papel de quem?
          Aí está a questão central na relação família-escola: qual o papel de cada um?
Acredito na parceria das duas como responsáveis pelo sucesso na educação da criança e na sua capacidade de estar disponível para a aventura de desvelar o mundo, como citou Parolim.
          Na família, independentemente da sua configuração estrutural está o ofício declarado de ser responsável por aquela criança, por seus valores, sua cultura, suas características pessoais. Então, na posição de adulto, o pai, mãe, tio, prima, o que seja, deve impor limites aos seus filhos e acompanhá-los também na sua vida escolar.
Sabemos que algumas pessoas estão tendo dificuldade em assumir essa função, mas para isso existe a ajuda de especialistas e a consciência pessoal e coletiva de que também é possível educar com uma família diferente.
           E à escola ficam suas funções específicas no processo de ensino-aprendizagem e a preocupação em fazer com que as famílias também estejam junto desse mesmo processo, orientando, informando e incentivando-a a participar cada vez mais. E sendo o projeto pedagógico a identidade da escola, é necessário que tenha correspondência com as reais necessidades da comunidade escolar.

           Assuntos como preservação do meio ambiente, sustentabilidade, sexualidade, claro, são temas atuais e dignos de um olhar mais aprofundado. Mas trabalho e consumo são temáticas geralmente ignoradas pelas instituições escolares. E são logo uma das principais causas dessa distância entre família e escola, do relacionamento turbulento entre pais e filhos e da dificuldade que os próprios alunos têm de aceitar e enfrentar seu contexto social agindo com indisciplina e falta de limites.

Por _Berdusco

Um comentário:

  1. JUDIARIA ESSE TEMPO TODO JOGADO FORA Por essa maneira inteligente de chover no molhado pois, está mais do que sabido de que o problema no mundo inteiro vem do mesmo fóco medroso de dizer o que o povo ((Precisa ouvir)) De que o problema social no Brasil, vêm de Salários, Aposentadorias e o voto do Povo Gerando Desonestos e não Saúde, Segurança e Educação como vergonhosamente nossos meios de comuknicação enganam o Povo. Obrigado gente, neste 20 jul.2017

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