terça-feira, 8 de maio de 2012

Psicanálise na Pedagogia


          As teorias de Freud auxiliaram o professor a enxergar o aluno na sua totalidade. No que diz respeito a todas as dimensões do comportamento humano e da interferência destas no processo de ensino-aprendizagem.

           Assim como nós, o aluno também vive um "conflito", que acontece de maneira mais intensa já que ele se encontra nas primeiras etapas do desenvolvimento do seu caráter e de seus valores.
           O aluno não é um ser composto apenas de racionalidade que ao ser praticada gera resultados positivos e progressivos, pois o comportamento humano transcende o objetivo e o subjetivo.
           Um bom professor naturalmente procura observar o aluno além do cognitivo, ele procura conhecê-lo, acompanhá-lo, ele busca compreendê-lo. E a teoria psicanalítica dá condições para que esse olhar esteja embasado em pressupostos teóricos e práticos para compreensão efetiva de um comportamento ou outro.

           Por exemplo, ao trabalhar com adolescentes percebo claramente o mecanismo de Projeção. Eu dou aula de educação física, e quando aviso que os conteúdos naquele dia serão trabalhados dentro de sala de aula, muitos alunos demonstram atitudes de rebeldia e desaprovação, dizendo: "essa professora é uma chata, eu quero ir para quadra, pra quê tenho que saber essas teorias?" E ao chegar à sala de aula, logo se distraem e começam a participar ativamente e de maneira divertida das atividades propostas. Vai entender, não é mesmo?
           Alguns professores dizem que adolescente não tem opinião, que não se deve dar ouvidos às suas reclamações porque eles contestam tudo e a todos. Mas na realidade às vezes ocorre um processo de projeção não só entre os colegas, mas entre aluno-professor. A criança ou adolescente considerado "problema", atribui ao outro, no caso o professor, seus próprios desejos e impulsos que por motivo desconhecido não reconhece em si mesmo. Está aí, o mecanismo de "usar" as fraquezas e defeitos do outro para se defender.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página