terça-feira, 13 de novembro de 2012

Filme “O Que é Isso Companheiro?” — Resumo


Em 1964, o governo democrático do Brasil é subvertido em uma ditadura militar. No ano de 1968, a junta militar que governava o país suspendeu todos os direitos civis e a liberdade de expressão, e as cadeias ficaram lotadas de presos políticos e as ruas de manifestantes.
Apesar da repressão, nunca deixou de haver oposição ao regime militar. Na linha de frente da revolta estavam os estudantes, que criavam movimentos estudantis a favor do retorno da democracia.
O filme destaca um grupo em especial, o Movimento Revolucionário Oito de Outubro, conhecido como MR-8. Este grupo marcou o início da luta armada, que se concentrou principalmente nas cidades, por isso ficou conhecida como guerrilha armada.
Os integrantes do MR-8 preservavam sua identidade utilizando nomes falsos. Assaltavam bancos com o objetivo de financiar a luta armada e garantir a sobrevivência dos militantes. Não tinham apoio popular, pois a ditadura militar fazia forte propaganda nos meios de comunicação, retratando-os como terroristas.
O isolamento de grupos como o MR-8 permitiu que aos poucos fossem liquidados pelos órgãos de repressão e o serviço de informação secreto, onde usavam a tortura como principal instrumento de humilhação e ameaça aos revolucionários.
            Ainda em 1969, o MR-8 intensificou sua luta seqüestrando Elbrick, embaixador dos Estados Unidos da América. Em troca, exigiram a libertação de quinze presos políticos e a publicação de um manifesto na imprensa e quebra de sigilo imposto pelo governo.
            Diante das circunstâncias, o governo acabou cedendo, mas baixou uma lei que estabelecia a pena de banimento dos revolucionários.
            No dia 7 de setembro de 1969, os quinze presos são libertados e deportados para a cidade do México, assim como os integrantes do MR-8, que após um mês foram deportados para a Argélia. Dentre os revoltos encontrava-se Fernando Gabeira e outros importantes cidadãos da política contemporânea.
            Seis meses após o seqüestro do embaixador, ele retornou aos EUA, sofreu um golpe e afastou-se do cargo. Faleceu em 1983.
            Em 1979, sob pressão da opinião pública, o governo militar brasileiro concedeu anistia à todos os envolvidos nos crimes políticos.
            Em 1989, vinte anos após o seqüestro do embaixador Elbrick, eleições livres são concedidas e a democracia volta ao Brasil.

Por _Berdusco (Texto encontrado no baú das memórias – escrito em 2007)

54 comentários:

  1. Isso me ajdou muito para um trabalho da escola mtu obg !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Espero ter ajudado!
      Este filme é incrível!

      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  2. Parabéns, adorei muito este resumo, e me ajudou bastante no meu trabalho escolar!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse resume me ajuntou muito no trabalho escolar, tiros muita duvidas que eu tinha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo! Espero que tenha se saído bem no trabalho.
      Se tiver mais alguma dúvida é só entrar em contato.

      Excluir
    2. Suas informações me ajudou a compreender melhor os acontecimentos da época da ditadura militar agora posso comparar com os manifestos de junho 2013.

      Excluir
    3. Que legal, Maria! Espero ter ajudado.

      Com certeza é uma ótima comparação!!!

      Excluir
  4. Enquanto houver pessoas comprometidas com o ato de educar haverá possibilidades de surgirem novas evoluções no desenvolvimento social e democrático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas.
      Apesar das dificuldades, se houver compromisso com a missão de educar, ainda há esperança de que este sempre foi e será o instrumento para a ascensão de uma sociedade consciente e politizada,

      Excluir
  5. muito bom!!! me ajudou muito no meu trabalho de escola...

    ResponderExcluir
  6. valew ...vou fazer uma prova sobre ele na matéria de historia brigadao

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada,me ajudou bastante.Além de ter compreendido o que aconteceu na década de 60 ,me ajudou num trabalho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!
      Entendendo o contexto político da década de 60 fica muito mais interessante cair de cabeça na história do filme. Espero que seu trabalho tenha ficado nota mil!

      Excluir
  8. mto bom. obgd me ajudou mto no trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Lucas!
      Espero que o trabalho tenha ficado show!

      Excluir
  9. Gostei muito do resumo espero q me ajude na prova de história preciso d uma boa nota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha tirado uma boa nota na prova!
      Minha dica é sempre assistir esses filmes acompanhando o contexto histórico com pesquisas em livros de história ou na internet mesmo.

      Excluir
    2. e minha dica é parar de repetir as palavras e dizer outra coisa sem ser obrigada espero que eu tenha ajudado legal eu entendo e volte sempre se a pessoa quizer voltar ela volta n precisa ficar repetindo

      Excluir
    3. Me desculpe, em qual momento repeti palavras? Seja específico. E onde fui obrigada a dizer alguma coisa? Não entendi sua colocação.

      Não, com seu comentário você não me ajudou em nada.

      Exatamente, só volta aquele que quer voltar. Por isso se você não quer, não volte. Se não gostou do texto, perfeito, não muda nada.

      E só para constar, a grafia correta da palavra "quiser" é com a letra "S". E não com a letra "Z" como você utilizou na sua frase acima sem concordância, coerência e pontuação.

      Passar bem.

      Excluir
  10. Muito bom me ajudou muito na prova😁😁😁

    ResponderExcluir
  11. mto bom seu resumo ajudou mto no meu trabalho <3

    ResponderExcluir
  12. eles assaltaram o banco para compra de armas?

    ResponderExcluir
  13. vc lembra qual era os nome do integrantes

    ResponderExcluir
  14. Muito bom...ajudou e muito no meu trabalho escolar
    Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Ri alto...kkkkk

      Augusto Marcelo, escrevi esse texto-resumo do filme quando tinha 17 anos. Achei guardado em alguns papéis velhos e postei em 2012 no blog.

      Acho que nem no auge da minha adolescência eu fui esquerdista comunista, no máximo achava bonitinho nos livros de história.

      Obrigada pela indicação no livro "Onde está tudo aquilo agora", seria maravilhoso se tivesse lido naquela época em que eu achava que tudo eram flores.

      Abraços.

      Excluir
  16. Em 2012, no livro Onde Está Tudo Aquilo Agora, Fernando Gabeira (ex-ativista) mostra que revolucionários de esquerda lutaram para implantar uma ditadura socialista no Brasil e não defendiam a democracia.

    ResponderExcluir
  17. Em 2012, no livro Onde Está Tudo Aquilo Agora, Fernando Gabeira (ex-ativista) mostra que revolucionários de esquerda lutaram para implantar uma ditadura socialista no Brasil e não defendiam a democracia.

    ResponderExcluir
  18. TSC TSC.... CHAMAR UM BLOG QUE NARRA A SAGA DA GUERRILHA E EXPLICITA O TEOR DO FILME "O QUE É ISSO COMPANHEIRO" É SINAL DE MUITA LIMITAÇÃO..MISERICÓRDIA"""

    ResponderExcluir
  19. *CHAMAR DE BLOG ESQUERDISTA

    ResponderExcluir
  20. tinha como voce mim ajudar na opinião critica e no contexto histórico sobre o filme?

    ResponderExcluir
  21. Oi, queria saber qual é o movimento histórico nos EUA, mostrado no filme? Nao consegui localizar no filme, espero a resposta ��

    ResponderExcluir
  22. Oi, queria saber qual é o movimento histórico nos EUA, mostrado no filme. Nao consegui localizar no filme, espero a resposta.

    ResponderExcluir
  23. gostei muito desse resumo me ajudo bastante nos trabalhos da escola

    ResponderExcluir
  24. texto grande para copiar manuscrito..kkk

    ResponderExcluir
  25. Muito obg ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  26. o filem faz mençao a ALN , QUAL FOI SUA ATUAÇAO E OQUE TERIA SIDO ESSE MOVIMENTO ? ME AJUDAAAA POR FAVOR TENHO UM MONTE DE PERGUNTAS

    ResponderExcluir
  27. gente plmds quais partes do filme mostra tortura ideologica? mim rsp plmds

    ResponderExcluir
  28. Pra quem assistiu, quais cenas pode-se perceber a luta pelos direitos?

    ResponderExcluir
  29. Vc poderia me dizer se neste filme há cenas de sexo? Assisti há muito tempo d não lembro. Queria mostrar para os meus alunos hj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não a cenas de sexo pois minha professora de geografia passou na aula

      Excluir
  30. eu precisava fazer um resumo agora não preciso mais kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Valeu a ajuda deu certinho o tanto de laudas

    ResponderExcluir

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página