domingo, 21 de agosto de 2011

O professor do século XXI


Sabendo-se que atualmente o contexto escolar não é oposto ao contexto da sociedade, podemos concluir que em consonância com as mudanças sociais existe a necessidade de uma formação escolar que atenda a complexidade da vida contemporânea – adoção de funções diferenciadas e constantes reformas curriculares que afetam diretamente os conteúdos, os processos de aprendizagem e a gestão educacional.
Estas mudanças estão fortemente ligadas aos avanços das tecnologias de comunicação e informação, o que conduz o professor a criar novas formas de ensinar e aprender. Surgem então as demandas profissionais ao professor do século XXI.
Além de dominar os conteúdos de sua disciplina-alvo, já que este é um recurso fundamental para que o professor tenha as ferramentas para inovar e tornar sua matéria interessante para seus alunos, o mesmo deve saber ensinar de acordo com os interesses individuais e as dificuldades de cada um, já que deve estar atento aos talentos e habilidades que podem surgir, não necessariamente em sua área de atuação – nenhuma iniciativa de aprendizado deve ser desprezada.
Teoria e a prática devem fazer sentido para o aluno. Pois não nos encontramos mais no tempo em que a razão de nossas ações não é questionada. Lembrando sempre que o acesso à informação é muito maior, o que pode ser bom para ampliar horizontes e prejudicial se o professor não tiver seus objetivos consolidados e um amplo conhecimento sobre diversos assuntos.
O professor deve ser um agente ativo entre a informação e a transmissão do real conhecimento. Pois hoje em dia temos expectativas sociais e econômicas que demandam um olhar mais focado no desenvolvimento integral do sujeito.
Pode-se concluir que o professor de hoje deve trabalhar de acordo com a velocidade em que o mundo se transforma. Deve estar atento à mídia, aos modismos, às transformações culturais e a forma como os alunos trazem estas mudanças para dentro da escola.
Portanto, para que este profissional atenda a todas as demandas do século, é preciso sempre estar atualizado e em constante formação, e não menos importante, é necessário ter paixão pelo ofício e estar pronto para vencer os desafios que as novas gerações impõem ao objetivo maior: a aprendizagem.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página