domingo, 21 de agosto de 2011

Prática Pedagógica: Participação, criatividade e amorosidade

Saber quais são as expectativas, interesses, preconceitos, medos e desejos dos alunos é o primeiro passo a gestão participativa, pois sem saber o que os mesmos sentem e esperam da escola e do professor é muito difícil fazer com que aquilo que ensinamos venha de encontro com estas necessidades. Visto que quando agregamos conhecimentos, experiências e vivências o aluno torna-se não só objeto da aprendizagem e sim seu sujeito de igual maneira.
Cada indivíduo trás consigo a bagagem de habilidades e talentos peculiares, que não devem de forma alguma ser desperdiçados. Transformar a relação entre o aluno, o professor e a aprendizagem em espaço para novas formas de agir e pensar amplia os horizontes do conhecimento e faz da escola lugar de liberdade e autonomia.
A escola é o local onde o aluno passa grande parte da vida se desenvolvendo e vivenciando grandes experiências, portanto o aluno deve ver o professor como aquele que contribui com estas mudanças. Já não é sinônimo de eficiência docente ignorar o que acontece além do âmbito do ensino e dos resultados. Além de ser fundamental que o professor demonstre o quanto aquele momento é importante para o aluno, assim como a paixão que tem pela profissão e o orgulho que sente a cada passo dado.


Por _Berdusco

2 comentários:

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página