domingo, 21 de agosto de 2011

Currículo da Escola Estadual

Em contrapartida a concepção de que a escola é um ambiente voltado apenas para o ensino de subsídios técnicos e pedagógicos para um desempenho acadêmico produtivo, a visão educacional do estado de São Paulo apresenta uma abordagem que vem de encontro com as reais necessidades da sociedade: a aprendizagem para a vida.
Concluir o ensino fundamental ou ter um diploma já não significa ter posse do conhecimento. Na sociedade, desde cedo, os jovens são pressionados em uma corrida desenfreada pela informação, já que a velocidade dos meios de comunicação e os avanços das ciências e tecnologias estão em constante mudança. O que influencia a escola a preparar os alunos para esta realidade e para o equilíbrio da produção cultural e acadêmica.
Nota-se que além das desigualdades econômicas, existe uma grande diferenciação e, muitas vezes, torna-se fator de exclusão social a falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais – já que acentuam as discrepâncias sociais.
Portanto, a saída é conceber a escola como espaço de cultura e não apenas de ensino. Contudo, o que determina o sucesso desta instituição é a qualidade da educação recebida.
Fazer com que as oportunidades reais de aprendizado tenham relevância e pertinência quando confrontadas com as necessidades do mundo contemporâneo. Sendo assim, que o indivíduo possa ter participação ativa em seu ambiente social através da postura crítica e revolucionária que a escola deve desenvolver. Incentivando a concepção dos conteúdos como meio para o desenvolvimento de competências e habilidades solicitadas pela sociedade, inserindo-o de modo produtivo.
Portanto, esta visão de educação proporciona o desenvolvimento do pensamento autônomo em vista da vida adulta e profissional. Construindo a identidade, responsabilidade, liberdade e o pensamento individual quando confrontado com os valores de pertencimento. O que consequentemente permite ao cidadão consciente de seu papel na sociedade a continuidade da produção cultural e das boas práticas sociais através do gerenciamento de sua própria aprendizagem.


Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página