terça-feira, 18 de setembro de 2012

Professor, seja um intelectual transformador!


            Primeiramente é preciso que o professor olhe para dentro de si, e esse hábito é diário. Se torna fundamental avaliar nossa própria postura diante dos dilemas da vida cotidiana e em especial, na rotina escolar.
           Existem diversas oportunidades durante as aulas para que o professor puxe um ou outro assunto e torne aquele momento precioso para o crescimento intelectual, crítico e transformador do aluno. Contudo, as exigências, os prazos e tarefas diárias muitas vezes atropelam esses processos tão enriquecedores.
           Saber articular estas oportunidades e os conteúdos, e proporcionalmente, o currículo e programa escolar é fazer com que haja a possibilidade de transformar informações em conhecimentos, instituição escolar em ambiente favorável à aprendizagem e o próprio professor em mediador, incentivador e sujeito ativo na construção democrática e crítica do pensamento.

          Não é preciso nem falar sobre a formação continuada desse profissional, que deve se atualizar constantemente para atender de forma adequada as demandas contemporâneas dos processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, cada aluno tem seu ritmo de aprendizagem, e o professor que consegue sensivelmente perceber o que acontece à sua volta e age de maneira dinâmica e criativa é sem dúvida, um intelectual transformador!

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página