A escola pode transformar
informação em conhecimento através da contextualização dos conteúdos
selecionados, da articulação entre os saberes das diversas áreas do
conhecimento, do incentivo à produção cultural e aproximação da instituição
escolar com as demais instâncias sociais.
A
contextualização dos conteúdos se relaciona com a atitude pedagógica de
considerar a bagagem cultural do educando assim como seu contexto social,
fazendo a transposição didática e a transferência dos conhecimentos escolares
de maneira significativa para o cotidiano do aluno.
A
articulação dos saberes também é de suma importância, pois quando o educando
não consegue relacionar os conhecimentos e usar de maneira inteligente o que
aprendeu na resolução de problemas diversos, ele não compreende a utilidade de
uma área ou outra, podendo desenvolver aversão ou dificuldade em disciplinas
específicas devido a esse distanciamento.
O incentivo
à produção cultural e aproximação da instituição escolar faz com que o
aprendizado do aluno ganhe visibilidade, sentido e verdadeiramente possa
contribuir com o processo histórico-social que constitui o currículo escolar. O
trabalho com a comunidade e a constante intervenção nos problemas do cotidiano
torna a escola a instituição social majoritária e o que se aprende dentro dela,
fator de transformação social e engrandecimento pessoal.
Por _Berdusco
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