segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Surdo na família


É fundamental compreender a necessidade da comunicação entre a criança e a família, pois é no ambiente familiar que ocorre o primeiro contato social de todos os indivíduos sejam eles surdos ou ouvintes. Esta esfera que determina qual será o desenvolvimento geral da criança dentro da sociedade, isto é, a maneira como a criança se relaciona com seus entes se torna o reflexo de como ela se comportará com as pessoas de seu convívio externo.
Quando o surdo tem uma boa comunicação familiar certamente se sentirá como parte integrante e atuante naquele universo, o que não acontece quando existe a preocupação apenas em traduzir as necessidades básicas e transmitir informações do dia-a-dia, excluindo-o do convívio natural, das conversas informais, das atividades rotineiras — como acontece nas famílias que se recusam a aprender a língua de sinais, limitando-se a pequenos gestos e o mínimo de interação na troca de informações.
Para potencializar a comunicação natural entre a família e a criança surda também é preciso entender o desenvolvimento da linguagem. E para isso se torna necessário buscar o máximo de informações e orientações especializadas acerca da surdez. Procedimento que auxilia na compreensão sobre o aprendizado, o ensino, o comportamento familiar, a interação sócio-cultural e todos os processos que envolvem a vida do surdo, facilitando a escolha sobre as melhores maneiras de se comunicar e conviver de forma natural e harmoniosa. Esta atitude começa na aquisição da linguagem que permite à família utilizar as ferramentas disponíveis, seja os sinais, o oralismo, entre outros, para que a criança possa se desenvolver assim como qualquer outra de acordo com a faixa-etária correspondente.
O essencial é que a família aceite a situação que lhe é oferecida, que esteja sempre bem orientada, se sinta também inclusa no universo da surdez e que transforme a casa num ambiente favorável para o desenvolvimento global da criança e as suas próprias atitudes em modelo de superação e constante apoio.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página