terça-feira, 23 de outubro de 2012

Níveis de Leitura


Segundo Bordini e Aguiar (1993), os níveis de leitura são divididos em cinco etapas distintas: Pré-leitura, Leitura compreensiva, Leitura Interpretativa, Iniciação à leitura crítica e Leitura crítica.
O nível da Pré-leitura se inicia na pré-escola, quando a criança utiliza as imagens e gravuras associando-as ao texto, que geralmente é curto, ritmado e com poucas palavras.
O segundo nível, denominado Leitura compreensiva se inicia quando a criança entra no processo de alfabetização, geralmente no 2º e 3º ano do ensino fundamental. Nessa fase, existe a decifração do código escrito através da leitura de sílabas e formação de palavras.
O próximo nível correspondente à Leitura interpretativa tem início nas séries seguintes, entre o 4º e 6º ano, onde a criança começa a interpretar as idéias e compreender o texto de maneira mais complexa através dos conceitos de tempo, espaço e causa.
No quarto nível, chamado de Iniciação à leitura crítica, como o próprio nome define, por volta do 7º e 8º ano, o leitor começa a interpretar criticamente as idéias do texto, posicionando-se diante das situações dadas e questionando a própria realidade. É comum a preferência por livros de aventuras juvenis, como por exemplo, a sequência de livros do bruxo Harry Potter da autora britânica J.K. Rowling.
No quinto e último nível, denominado Leitura crítica, o leitor está na sua última etapa de amadurecimento da leitura, onde critica, reflete e se posiciona efetiva e definitivamente diante do texto. Essa fase se inicia no 9º ano e predomina durante todo o Ensino Médio. Existe o interesse por livros que abordam questões sociais, dilemas psicológicos que influenciam o desenvolvimento de juízos de valor, tomadas de decisão e percepção de conteúdos estéticos e preferências literárias. Temos como exemplo, a saga Crepúsculo, obra da americana Stephenie Meyer, que devido ao sucesso entre os jovens ganhou a premiada versão cinematográfica e fãs por todo o mundo.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página