segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Prática da Língua Portuguesa no Ambiente Escolar


A prática da Língua Portuguesa no ambiente escolar deve ser contextualizada de acordo com o cotidiano do educando, com a inter-relação entre as demais áreas do conhecimento e nas diversas situações do convívio social.
Portanto, as práticas pedagógicas devem dar sentido ao que se aprende, ao que realmente se usa e como articular os conhecimentos adquiridos de acordo com as mais variadas situações da vida diária.
Não basta apenas tentar incansavelmente corrigir a fala do educando ou forçá-lo a utilizar a norma culta-padrão descaracterizando as variantes linguísticas, as peculiaridades culturais e os comportamentos das faixas etárias. Ou até mesmo restringir o ensino apenas a correção gramatical e ortográfica.
Para que o aluno transforme o aprendizado em conteúdo significativo e se familiarize com a norma culta-padrão, é fundamental que o mesmo encontre sentido, razão e utilidade para aquilo que está aprendendo naquele determinado momento.
Por isso é importante expor o aluno constantemente a situações práticas onde o uso da linguagem formal se faça necessário de maneira natural. Como por exemplo, nos seminários, apresentações, dramatizações, projetos interdisciplinares, registros, debates, exposições de ideias, entre muitas outras atividades que incentivam o aluno a se fazer entender e entender o outro — e para isso a variedade culta-padrão se torna evidente, significativa e contextualizada na vida escolar e nas demais relações sociais.

Por _Berdusco

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