terça-feira, 23 de outubro de 2012

Expressão Oral e Prática Pedagógica


Uma ótima situação de aprendizagem que vai de encontro com o desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é o júri simulado.
Nesta atividade todos os alunos são convidados a estudar determinado tema, que pode ser desde uma notícia polêmica da mídia, a leitura de um livro e reflexão sobre o desfecho do mesmo, ou assuntos diversos do cotidiano.
Após o período de coleta de dados, os alunos são divididos em grupos: os que defendem uma ideia, os que defendem uma opinião oposta e os mediadores entre os dois grupos.
Neste tipo de atividade além de incentivo à exposição oral, liberdade de expressão, criatividade e interação entre os mais variados temas, os alunos podem estudar a dinâmica de um júri real e aspectos como linguagem utilizada, postura pessoal, vestimenta, protocolos e formalidades, entre outros.
Desta maneira, os alunos podem vivenciar nas diversas fases do projeto, as variantes linguísticas, o uso coerente da norma culta-padrão e a necessidade de se adequar de acordo com as necessidade de comunicação, com as demandas sociais e as situações da vida diária de maneira contextualizada e significativa.


Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página