terça-feira, 13 de novembro de 2012

Filme “O Nome da Rosa” — Resumo


A história se passa na Itália no ano de 1327. Naquela época o cristianismo era a crença religiosa predominante e a vida na sociedade era determinada pelos ensinamentos e pela ação da Igreja Católica — a mais importante instituição social da Idade Média.
Os poucos livros cristãos que restavam eram conservados nas escassas bibliotecas das igrejas. Nelas os monges copistas encarregavam-se de reproduzir os livros à mão, dessa forma, os integrantes da igreja eram os únicos capazes de lidar com o saber escrito, geralmente transcrito em latim.
            Os monges e abades viviam em mosteiros ou monastérios, onde mantinham um regime de reclusão ou semi-reclusão, isto é, completamente destacados do mundo material. E por esse estilo de vida optou Adso de Melk, que acabara de ser nomeado noviço e aprendiz de William de Barkerville, um polêmico e respeitado monge da ordem dos beneditinos.
            Apesar de ter sido incumbido de acompanhar Adso em seu aprendizado, William viera ao mosteiro com o intuito de investigar a morte de Adelmo de Otranto, cuja causa era desconhecida. Contudo, Venâncio, um tradutor grego, e Berengar, bibliotecário assistente, morrem em seguida aparentemente pelo mesmo motivo que Adelmo.
             Através das investigações feitas no mosteiro, William e o noviço Adso descobrem que os monges morreram, pois tiveram acesso ao mesmo livro cujas páginas foram envenenadas para que aquele que o lesse não sobrevivesse para revelar os segredos ali contidos.
            O livro era da autoria de Aristóteles e abordava questões relacionadas aos dogmas e preceitos da fé, numa tentativa de dar forma à religião, ou seja, estabelecer fundamentos da teologia católica, combinando aspectos da filosofia greco-romana com os ensinamentos do cristianismo. Por esse motivo o livro era considerado uma grande heresia pelas autoridades da Igreja, pois ameaçava a consistência da autoridade da mesma, assim como o temor constante dos fiéis.
À serviço de Deus, os membros do clero cumpriam um rigoroso regime de obediência e disciplina. E para manter-se soberana nos assuntos espirituais, a Igreja criou a Inquisição, onde aqueles que questionavam as práticas instituídas pelos dogmas e que interpretavam os ensinamentos cristãos diferentemente da maneira como ela pregava, passavam a ser chamados de hereges, cujas punições variavam entre penitências, apedrejamentos ou até mesmo morte na fogueira.
Entre os condenados à fogueira estava Salvatore, um corcunda que pertencia à ordem dos dolcinites, que defendiam a probreza de Cristo e matavam aqueles que acumulavam riquezas. Assim como Remigio de Varagine, que pertenceu à mesma ordem e também foi acusado de herege e morto na fogueira.
            Assim que a delegação papal tomou conhecimento das mortes que ocorreram no mosteiro, enviaram Bernardo Gui, um abade pioneiro da Inquisição, para encontrar e condenar os culpados.
            Toda a trama é narrada por Adso, que conta sobre um caso amoroso que teve com uma pobre jovem cujo nome desconhecia, assim como todos os acontecimentos, segredos e pecados que presenciou naquele mosteiro que também não quis revelar o nome, apenas a certeza do que vira e experimentara naqueles dias.

           
Por _Berdusco (Texto encontrado no baú das memórias – escrito em 2007)

14 comentários:

  1. muito interessante! gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este filme, apesar de antigo, é muito interessante e cheio de detalhes relacionados a cultura da época.
      Gosto muito dele! ;)

      Excluir
  2. Adorei assistir esse filme na aula de História da Educação I e no dia de hoje temos prova sobre ele, e este resumo me facilitou bastante. Obrigada e Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Eliza!
      Eu espero que tenha se saído bem na prova.

      Obrigada!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. qual o papel da igreja na preservação do legado classico ? e qual a condição de existencia das pessoas ?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito Objetivo as colocações clássico Tratava se da Época Medieval daquele Período que nem Quase tudo poderia ser Revelados

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe de dizer como a figura feninana era tratada na epuca?

    ResponderExcluir
  8. Eu quero saber o por que, de "O nome da rosa".??

    ResponderExcluir
  9. Eu quero saber o por que, de "O nome da rosa".??

    ResponderExcluir
  10. Eu quero saber o por que, de "O nome da rosa".??

    ResponderExcluir
  11. interessante, no entanto, a igreja catolica foi a instituição mais importante na idade médio europeia. obrigado

    ResponderExcluir

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página