sábado, 3 de setembro de 2011

Conflitos na internet

 A melhor e a primeira atitude é o diálogo.
 Conversar individualmente com os envolvidos para compreender as razões e motivos que os levaram a tomar tais atitudes. E no momento certo, criando uma relação de respeito e confiança entre aluno e professor, expor a situação de forma que todos reflitam sobre o ocorrido conscientizando-se de seus atos.
 Lembrando que é preciso sempre buscar a raiz destes conflitos para que não aconteçam novamente. Portanto, cabe abordar o tema com toda a turma – já que todos convivem no mesmo ambiente.
 Esta é uma oportunidade para conscientizá-los sobre os perigos da internet e sobre questões como o direito de exibição de imagem. Assim como cyberbullyng, já que quando lançado nas redes sociais, o bullyng presente dentro do ambiente escolar pode tomar grandes proporções. E as graves consequências que atos impensados como esse podem gerar futuramente. Também é importante falar sobre as questões de respeito às diferenças entre os gêneros.
 Cada professor tem sua maneira de agir. Sabemos que o diálogo é sempre a melhor solução. Contudo, cabe à ele perceber as particularidades de cada aluno e saber intervir de forma coerente. E para isso não existe mágica e sim a preocupação em tornar a escola muito mais que um local em que o aluno aprende conteúdos e sim um ambiente favorável ao desenvolvimento saudável e integral de cada adolescente, visto que logo se tornará um adulto que levará consigo todas as vivências proporcionadas por esta.

Acredito também que os conflitos são essencialmente necessários para que os alunos de tornem efetivamente sujeitos críticos e autônomos. Afinal, seria até enfadonho ensinar alunos alienados, ou "robôs", não é mesmo?
 Transformar o conflito em oportunidade para amadurecer ideias é o que faz a escola um local democrático.
 Proporcionar debates e discussões produtivas é uma ótima opção para que cada qual escolha seus ideais, que podem não ser os mesmos do professor ou do colega ao lado – temos que estar preparados para isso.
 O importante é que todos aprendam a lidar com as diferenças evitando atitudes de intolerância e violência – de qualquer espécie.
 Não precisam concordar com a visão alheia, mas necessitam respeitá-la. Isto também é exercer a cidadania.


Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página