sábado, 3 de setembro de 2011

Tempo escolar


Sabemos que o tempo escolar é em sua essência, administrativo. Permeado por prazos, metas, cobranças e resultados, se articula diariamente para que dure o período necessário para que haja aprendizagem.
Pode-se afirmar que é potencialmente formador à medida que exige do aluno nada mais do que o ritmo cadenciado da sociedade e das exigências do mundo do trabalho – através de normas aplicáveis à todos e independentes de variações individuais. Portanto não cumprir tarefas, ser descuidado, atrasar-se ou até mesmo faltar, são fatores que influenciam substancialmente na inserção do aluno no contexto escolar e mais tarde trará sérias consequências em suas atividades sociais.
Por outro lado, o tempo escolar é fundamentalmente constituído de vivências. Onde, dentro de todas as atividades, o aluno encontra o valor e a importância destas – o que as torna significativas e prazerosas. E consequentemente os prazos, dentro da dinâmica escolar, são mais produtivos parecendo durar mais.
Para que o professor consiga cobrar todas as exigências e os alunos consigam alcançar os objetivos de aprendizagem, é preciso primeiramente buscar juntamente com a equipe escolar o sentido de todas as atividades escolares. Isto é, o planejamento das ações e a rotina escolar não se restringem meramente ao âmbito burocrático e sim à análise da consistência do ensino e da aprendizagem.
Já em sala de aula, isto é, na concretização dos processos de ensino e aprendizagem, o professor deve estar atento às singularidades, considerando as experiências de cada aluno, assim como a diversidade cultural e individual. Propondo ações pedagógicas que proporcionam a flexibilização do tempo escolar sem comprometer a aprendizagem das competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento geral da turma. Sendo assim, o professor atua de acordo com as dificuldades e necessidades apresentadas. Respeitando o tempo do aluno em uma ação simultânea com a rotina diária.
Para isso pode articular diversas ferramentas pedagógicas como recursos tecnológicos e de comunicação, as mídias, a música, as artes, o lazer, entre outros. Assim como a cada dia trazer coisas novas e até mesmo ambientes novos de aprendizagem. Despertando, nos mais diversos perfis de alunos, o interesse, a curiosidade e vontade de aprender. Pois cada um tem seu jeito de compreender e interpretar os conteúdos e conhecimentos adquiridos – lembrando que o aprendizado frequentemente não funciona como um relógio.
Também é importante que com suas diferenças os alunos possam aprender juntos, cada qual com sua contribuição. Porque muitas vezes, o aluno não precisa de mais tempo – ou simplesmente "retomar a matéria"  – ele necessita que o professor transmita o conhecimento de uma forma diferente, tão peculiar quanto a maneira como ele compreende o mundo. 

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página