sábado, 3 de setembro de 2011

Novas constituições familiares

Em gerações passadas era comum ter o pai que trabalha e a mãe que cuida dos afazeres da casa. Avó que educa enquanto mima e o avô que conta histórias e leva para passear. Este era o modelo de família estruturada.
 Com o desenvolvimento social e econômico, atualmente a mulher ganha espaço no mercado de trabalho e assume todas as funções – trabalha, cuida dos filhos e administra a casa. Um matrimônio já não significa o "até que a morte os separe". E nem mesmo a terceira idade é sinônimo de aposentadoria.
 Portanto, a verdade é que a família atual não é desestruturada, apenas tem uma estrutura diferente.
 Devemos pensar que antigamente também existiam famílias com problemas, mas isso era menos aparente. O que acontece hoje é que a família não é mais o centro relacional da vida. Pois a sociedade cobra mais e mais.
 Essa realidade sobrecarrega a escola e o professor diretamente. Aos quais são atribuídos os papéis que antigamente eram solicitados da família.
 Independente da estrutura familiar. Seja ela constituída por mãe solteira, pai viúvo, tios, pais adotivos, homossexuais, entre outros, é preciso que haja equilíbrio entre ambos os lados. E quando não há – o que acontece na maioria dos casos –, é preciso sensibilizar os alunos a enfrentar as dificuldades, aprender e mudar seus próprios destinos. E não apenas julgar tais características como inadequadas para a educação integral do aluno.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página