sábado, 17 de setembro de 2011

Competência leitora e escritora


A competência leitora e escritora é considerada a mais importante, pois possibilita a comunicação com o mundo e consigo mesmo. Tanto na infância, suprindo necessidades básicas, quanto na adolescência influenciando fortemente a maneira como o sujeito se posiciona frente à sociedade como instrumento para compreender e agir sobre o mundo – concretização da cidadania plena através do pensamento antecipatório, combinatório e probabilístico. Fundamentais também para o ingresso e a permanência estável no mercado de trabalho.
O domínio dessa competência também permite a autonomia do acesso à informação e a possibilidade de continuar aprendendo, mas de forma consciente e crítica. Pois nos encontramos num momento em que os dados estão muito mais acessíveis, contudo não passam de informações. O fator que determina transformá-los em conhecimento é a forma como o professor incentiva a seleção destas.
Enfim, a competência escritora e leitora é a chave para o enriquecimento cultural das manifestações individuais e sociais através da ampliação de horizontes e da descoberta do prazer pela leitura.
O professor pode articular diversas estratégias para desenvolver esta competência, como por exemplo, a interdisciplinaridade e a contextualização, assim como o trabalho de projetos e a resolução de problemas.
Para desenvolvê-la a partir de contextos de linguagem significativos aos alunos, primeiramente, é preciso articulá-la entre as diversas áreas do currículo escolar, pois este ofício não cabe apenas ao professor de Língua Portuguesa.
Para que o aluno compreenda a importância desta competência, ele precisa entender que a matemática também tem sua linguagem, assim como a história, a geografia, a biologia, a educação física e todas as demais disciplinas. Não só a língua, mas todas as linguagens têm seus símbolos, códigos específicos que também exigem uma leitura específica para decifrar e traduzir signos. Contudo, todas estas linguagens devem se articular entre si, assumindo o papel do que é transmitido para o que será realmente absorvido. Pois o aluno tanto pode aprender conteúdos específicos como pode refletir sobre valores e fundamentos das coisas.
Também é preciso que os textos tenham relação com a realidade do aluno para que haja interesse. Contudo, cabe ressaltar que é necessário ampliar os conhecimentos dos alunos abordando culturas diversificadas. Pois a escola é o espaço de transmissão cultural e das linguagens artística, literária, histórica, social, científica, tecnológica etc. Assim como espaço de reflexão sobre as linguagens dos meios de comunicação, do mercado, das ciências, das artes, por exemplo – que se articulam e estão muito além da linguagem verbal.
Dar aos temas significados diversos também é importante para que cada aluno leia e procure encontrar a sua interpretação individual e relacioná-la com a mensagem que é transmitida. É preciso ampliar os horizontes, ver além do texto. Assim como incentivar o pensamento crítico, a produção de conhecimentos através da expressão de pontos de vista, debates, discussões, comunicação e valorização de ideias. Entretanto, o professor deve dar oportunidades para que o aluno se manifeste senão voltaremos à mera reprodução de informações.

Por _Berdusco

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