segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Princípios do Treinamento Físico na Educação Física Escolar

Para contemplar as competências e habilidades de identificar os princípios de treinamento envolvidos na elaboração de um programa de exercícios e relacionar os princípios de treinamento a um programa de exercícios para melhoria da flexibilidade e resistência muscular, primeiramente o professor pode definir as capacidades físicas que serão trabalhadas no programa de treinamento, logo após propõe a construção da ficha de treinamento, a aplicação dos testes motores e a execução da prescrição. Durante esses processos há a orientação aos alunos sobre quais exercícios podem ser feitos para aprimorar seus resultados. Orientações estas que contextualizam a utilização dos princípios da especificidade, continuidade, sobrecarga e individualidade.
Ao final da etapa ocorre a avaliação dos resultados. Esta fase contempla as competências e habilidades de identificar os efeitos do treinamento nos aspectos morfológicos, fisiológicos e psicossociais e relacionar os efeitos percebidos do treinamento às características do programa de exercícios realizado. Para alcançar este objetivo, ocorre a discussão sobre o conjunto de dados obtidos com os alunos e quanto aos efeitos percebidos em si próprios, além da análise dos dados relacionando os resultados com os princípios do treinamento físico, já conhecidos pelos alunos.
Lembrando que avaliar nos percursos de aprendizagem apresentados no caderno é importante pois permite com que o professor reconheça as dificuldades e progressos do aluno, reorganizando e readaptando seu plano de ação quando necessário, verificando se os conteúdos foram internalizados de forma significativa pelos alunos e assim, deslocando da avaliação seu caráter unicamente classificatório e eliminatório ao final do percurso de ensino para torná-la um procedimento integrado aos processos naturais de aprendizagem.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página