domingo, 6 de novembro de 2011

Relações entre GG, GR, GA, Artes Circenses e Mídia


Para que haja motivação e participação ativa dos alunos no tratamento desses conteúdos, em vista das dificuldades e preconceitos encontrados, não é aconselhável que se trabalhe de forma isolada. É preciso demonstrar que os gestos da GR, GA, GG e artes circenses se aproximam entre si e são importantes manifestações da cultura corporal.




Incentivar a reflexão sobre questões pertinentes ao tema associando-o aos eixos temáticos mídia e contemporaneidade é uma ótima oportunidade de contextualizar as discussões. Como por exemplo, o incentivo ao reconhecimento das artes circenses como profissão que exige dedicação e constituí a fonte de renda e sustentabilidade. Assim como os atletas, que assim como em todas as modalidades esportivas de competição, dedicam uma vida inteira aos treinamentos e têm a responsabilidade de representar a nação.

Para ampliar a concepção sobre o esporte, é interessante expor vídeos e imagens dos ginastas profissionais e dos artistas de circo, esclarecendo a dificuldade dos movimentos, as rotinas de treinamento e as características gerais de cada manifestação. Visto que também pode-se exemplificar acerca do papel da mídia, principalmente na cobertura de grandes eventos esportivos, os patrocínios que são raros devido à forte tendência de elitização do esporte e as políticas públicas de incentivo à prática de modalidades pouco difundidas ou recentes no país.



A mídia influencia na formação dos alunos a medida que, principalmente no caso da televisão, tem fácil acessibilidade no contexto cultural dos alunos direta e indiretamente.

Por exemplo, no âmbito da ginástica de competição, pouco se fala sobre a existência da Ginástica Rítmica masculina  muito difundida em países como Japão, Rússia, Canadá, entre outros. Já que isso se deve a prioridade de exibição cotidiana de modalidades mais populares no país como o futebol, o voleibol etc., e a cobertura exclusiva de eventos da FIG, geralmente ligados aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Mundiais devido ao aumento da audiência e da possibilidade de patrocínio. Essa postura da mídia dificulta o incentivo à prática e/ou interesse pela modalidade.

Em contrapartida, a mídia pode ser uma aliada na formação dos alunos, pois através da exibição esportiva e da narração e explanação de comentaristas especialistas, há um aumento na possibilidade de compreensão sobre as características das modalidades e do próprio fenômeno esportivo, delegando à Educação Física uma infinidade de temas a ser desenvolvidos.


Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página