sábado, 29 de outubro de 2011

Mídia – inimiga ou aliada?


Os meios de comunicação atualmente dependem do esporte para atrair pessoas que consumam seus produtos assim como o esporte profissional depende da mídia para viabilizar patrocinadores de eventos, clubes e atletas.
Para conseguir vender a si própria, a mídia utiliza diversas estratégias para espetacularizar o modo como entendemos, apreciamos e praticamos o esporte  não se interessando em estimular a prática esportiva.
Sabemos que a televisão é um dos meios mais difundidos na sociedade devido à sua praticidade e facilidade de acesso às mais diversas classes sociais. Por isso, a mídia investe muito para que as imagens tenham o impacto desejável. Como por exemplo, o enquadramento das câmeras, a edição das imagens, os comentários que interpretam para o espectador aquilo que ele está vendo.
Estas estratégias ultrapassam as fronteiras da televisão, através da repercussão dos programas e noticiários esportivos, as matérias jornalísticas, as colunas de opinião nos jornais e revistas, as entrevistas polêmicas com os atletas, entre muitos outros aspectos. Como por exemplo, a exploração da publicidade e da propaganda de além de materiais esportivos, diversos produtos e serviços das mais variadas áreas.
A Educação Física aposta no desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos diante das mídias através da análise critérios que presidem os reais interesses da mídia no esporte  compreensão da posição de leitor, telespectador e torcedor, assim como do fenômeno esportivo propriamente dito.
Para isso a Proposta abordada apresenta Situações de Aprendizagem que possibilitam ao aluno reconhecer as diferenças entre assistir um evento esportivo pela televisão e presencialmente, assim como reconhecer as características e tendências da falação nos meios de comunicação.

Por _Berdusco

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