domingo, 2 de outubro de 2011

ENEM, SARESP, ENADE, Prova Brasil... Pra quê?


Tendo conhecimento de que os sistemas de avaliação em larga escala produzem dados em quantidade e qualidade necessárias para construir indicadores que permitem classificar escolas, municípios e Estados quanto ao seu grau de desenvolvimento educativo, pode-se afirmar que estes estão diretamente ligados a implementação de um currículo relevante para as necessidades constatadas.
Conhecendo as características de cada sistema e a forma como eles têm sido organizados, permite com que se reúnam dados coerentes com os reais problemas recorrentes do aprendizado e os fatores associados à aprendizagem, sejam eles extrínsecos ou intrínsecos ao processo educacional.
Estas evidências sobre o que dá certo e o que não dá são o instrumento para subsidiar as políticas públicas, orientando oficinas pedagógicas e programas de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos, por exemplo.
Portanto, avalia-se o que os alunos estão aprendendo, o quanto estão aprendendo ou o que deveriam ter aprendido, em relação aos conteúdos e habilidades estabelecidas no currículo – lembrando que avalia o sistema de ensino, e não o aluno propriamente dito. Assim como aponta as forças e debilidades do projeto pedagógico da escola e do trabalho da equipe escolar.
Através da observação e compreensão sobre as dificuldades de professores e alunos na implementação do currículo, o sistema de avaliação de larga escala permite aos tirar lições importantes dos efeitos de suas decisões e apontar estratégias e recursos que possam ser mobilizados para a superação das dificuldades encontradas.
Dessa forma, se torna um referencial para o currículo porque estabelece prioridades na hora de abordar as áreas de atuação mais relevantes para alcançar os objetivos da política educacional concomitante as da escola como instituição individual. Canalizando todos os recursos disponíveis e os esforços para a melhoria da qualidade das aprendizagens conquistando metas anuais e de longo prazo.
Enfim, muito mais que um sistema classificatório, as avaliações em larga escala se tornam referenciais para o currículo de forma que dialogam com a escola, proporcionando um ponto de partida para superar dificuldades e evoluir potencialidades para que haja uma melhoria constante. Mas para isso é necessário fazer uso coerente dessas informações, pautando a avaliação no currículo e aperfeiçoando o mesmo a partir dos resultados da avaliação.

Por _Berdusco

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