sábado, 29 de outubro de 2011

Avaliação Integrada – um exemplo na aprendizagem do Voleibol


   A Atividade Avaliadora acontece de forma integrada, em diversos momentos durante as situações de aprendizagem, sem que haja a necessidade de reprodução de métodos classificatórios e eliminatórios de avaliação.
Quando propomos situações características da modalidade voleibol, apresentando-as como problemas a serem discutidos, vivenciados e solucionados pelos alunos (por escrito ou demonstrados na quadra), estamos permitindo com que os alunos demonstrem, de forma verbal e não verbal, informações ou indícios de que aquele conhecimento foi internalizado.
Os dados podem não só quantitativos como também qualitativos, como acontece quando avaliamos a capacidade dos alunos para pensar taticamente o voleibol. Portanto, a execução perfeita das ações específicas do jogo ou a consecução do ponto após a ação não devem ser valorizadas. E sim se os alunos compreendem a situação de jogo proposta e suas iniciativas para solucioná-la.
Os procedimentos não precisam ser isolados, sabendo-se que é importante que os alunos atentem para a organização tática coletiva do voleibol, e isso pode acontecer pela descrição de situações reais de partidas, colocando os alunos como árbitros e pedindo a sua opinião. Assim como quando sugerimos aos alunos que assistam às imagens de como eles mesmos jogavam para que possam analisar as próprias ações – quando este recurso for disponível. Entre outras situações que podem ser criadas para observar as condutas dos alunos.
Por último, temos a possibilidade de questionar os alunos de maneira informal oferecendo questões em forma de gincana, para que os vários grupos respondam às questões, contando pontos para as respostas certas – retomando as regras do voleibol.

Por _Berdusco

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