sábado, 29 de outubro de 2011

Contemporaneidade X Esportes Radicais X Esporte Adaptado

   No desenvolvimento do tema Esporte Adaptado, podemos relacionar aspectos contemporâneos como a valorização atual das políticas de inclusão. Assim como também esta realidade foi transmitida ao esporte, já que existem diversas modalidades esportivas que são praticadas por pessoas com algum tipo de deficiência. Desta maneira a mídia tem trazido muitas reportagens e transmissões de competições, especialmente durante a realização de grandes eventos desportivos como os Jogos Paraolímpicos e a ascensão do esporte adaptado nas escolas com a Paraolimpíadas escolares.
Quando relacionamos o eixo "Contemporaneidade" com o tema Esportes Radicais, devemos enfatizar que a globalização não é apenas econômica, mas também cultural. Sabendo-se que o advento dessas práticas é bastante significativo nesse processo, pois leva ao extremo a experiência corporal do risco, da liberdade e da aventura. Se opondo aos padrões corporais e os estereótipos de sedentarismo promovidos pela televisão e a internet. Portanto, os esportes radicais reúnem certos grupos socioculturais, com "estilos de vida" próprios.
As Situações de Aprendizagem do tema Esporte Adaptado pode contemplar a compreensão sobre a dinâmica das modalidades, a vivência de situações inabituais e a adaptação de jogos e modalidades. E os Esportes Radicais podem abordar a classificação dos mesmos, a vivência de situações adversas e a identificação de diferentes formas de agir e pensar.
Em ambos os temas também é interessante que haja pesquisas, discussões sobre filmes, entrevistas e atualidades, assim como encenações e reflexões que possam ressignificar o Se-movimentar dos alunos.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página