sábado, 29 de outubro de 2011

Abordagem dos conteúdos na Educação Física Escolar


As concepções que tenho sobre os processos de ensino e aprendizagem na área da Educação Física não fogem muito daquelas apontadas pela Proposta Curricular do Estado. Contudo, o que me chamou a atenção foi o foco da aprendizagem estar voltado a intencionalidade do sujeito que se movimenta e no sentido do Se-movimentar. Principalmente, quando se trata de iniciar os processos de ensino através das razões do fazer, dando sentido aos modos de fazer.
Sinceramente eu não havia parado para pensar desta forma e não adotava esta postura durante as minhas aulas. Algumas atividades se assemelham como o "manejo de corpo", "manejo de bola", entre outros, com as situações do "eu-bola", "eu-bola-colegas", e assim por diante. Mas o diferencial é refletir sobre essas práticas, atribuindo-lhes mais do que o objetivo final do desenvolvimento motor.
Este tratamento dado aos esportes coletivos evita as situações de exclusão porque não rotula os alunos, não os seleciona pelas habilidades individuais, por performance, rendimento, ou até mesmo por diferenciações de gênero. O que acontece é a valorização de cada aluno como indivíduo que se movimenta, que traz características, bagagens e vivências que ressignificam a concepção do se-movimentar coletivo.
Portanto, não é viável privilegiar o gesto técnico no percurso de aprendizagem, pois o aluno acaba perdendo tudo o que o esporte pode proporcionar no âmbito da cultura corporal  aprendizagem significativa.


Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página