sábado, 29 de outubro de 2011

Evolução na aprendizagem significativa do esporte na escola


 No início do processo de aprendizagem, o posicionamento dos alunos se encontra na fase anárquica.
Partindo dessa situação, como observado em diversas situações de aprendizagem, pode-se fazer um vídeo para registrar a maneira como os alunos se organizavam. Pois é muito prazeroso quando os alunos percebem como iniciaram a prática e onde conseguiram chegar. Além de se aproveitar as vivências anteriores e a forma como os alunos compreendem inicialmente a dinâmica do jogo.
Também é importante que os alunos conheçam os processos históricos e as principais regras da modalidade, que justificam o ritmo e as características de jogo.
Organizar o processo de aprendizagem de acordo com as unidades funcionais é uma ótima opção em detrimento do ensino dos fundamentos isolados de determinada modalidade, sem que haja relação com a situação real de jogo. Através desta estratégia o aluno consegue perceber claramente a relação entre a técnica e a concretização da tática – consequentemente o Se-movimentar ganha o seu sentido.
Durante esses momentos, fica mais fácil que o aluno reconheça as situações de defesa e ataque, permitindo com que avance de forma mais natural para as outras fases de desenvolvimento do jogo.
Essas práticas permitem com todos os tipos de aluno participem da aula sem que haja diferenciação e comparação entre quem faz melhor ou pior. O objetivo é que cada um, com suas características, contribua para que haja uma ação inteligente e cooperativa em direção a um mesmo alvo.
Assim como os alunos passam a observar o espetáculo esportivo com mais critérios de seleção de informações, analisando jogadas e movimentos específicos do jogo, além da aplicação das regras, a supervalorização dos jogadores e as narrações sensacionalistas.

Por _Berdusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!

Total de visualizações de página