domingo, 10 de junho de 2012

Literatura Infantil



    Em todas as aprendizagens existe sempre um começo. Imagina se o fato de a criança não saber ler, nos impedisse de iniciar a leitura na educação infantil. Certamente seria um desperdício. Com os pequeninos, deve-se ler desde o berço. O contato com a leitura, o manuseio dos livros, a imaginação que as figuras sugerem, tudo isso é fundamental para construir o leitor de amanhã.

       Muito antes de saber ler, a criança já sabe que o mundo está cheio de códigos escritos. E até reconhece alguns, como por exemplo, quando conhece as marcas dos produtos que consome.

        Decifrar estes códigos do mundo adulto é um grande desafio para a criança, portanto ela vive numa busca constante de pistas, sejam elas as gravuras, imagens, sons, entre outros recursos disponíveis naquele momento.

   O importante é que o professor organize os espaços de maneira que despertem a curiosidade e o interesse da criança. Como acontece nas bibliotecas onde há um rico acervo a ser desvendado e na sala de leitura onde o silêncio e a disposição e organização dos materiais incentivam a criança a se concentrar.

       O ambiente por si só não executa o trabalho, portanto cabe ao professor não transformar a leitura em apenas mera junção e reprodução de códigos, e sim incentivar a criança a conceber a leitura como um sistema representação contextualizado da fala, de sua própria comunicação.
Dessa maneira o planejamento deve estar repleto de estruturas diversas, linguagens variadas, e proporcionalmente situações e hipóteses de escrita criativas. Como por exemplo, no reconto de histórias conhecidas, na produção de bilhetes, recados, receitas, entre outros, a partir de textos produzidos oralmente ou com a atuação do professor como escriba — numa fase já mais avançada.

Por _Berdusco

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