sábado, 2 de junho de 2012

Identidade e Autonomia na Educação Infantil


Justifico a escolha do tema desenvolvimento da identidade e autonomia por ser um dos principais objetivos da educação infantil.
Identidade e autonomia são aspectos que se desenvolvem em conjunto, fundamentalmente na relação com o outro de forma segura.
Muitas vezes a autonomia se confunde com a atitude de deixar a criança sozinha, mas na realidade ela se constrói na capacidade da criança de aprender a modular a necessidade da presença do adulto. E da mesma forma, no distanciamento natural do adulto nas atividades da criança. Estas atitudes favorecem também a construção de uma identidade segura e confiante. Portanto, ambos são conceitos que dependem prioritariamente da relação com o outro.
Para crianças pequenas é importante a construção de uma imagem/idéia de si mesma. De quem ela é, qual seu papel na relação com o outro, quais são suas potencialidades e limites, entre outros.
Esta construção da identidade não se limita apenas ao seu nome próprio, ao seu contexto familiar, mas gera um sentimento sobre si mesmo. Portanto, é na educação infantil que se constrói a autoestima, autoconfiança e segurança em si através do relacionamento com o outro e com a reação que o outro demonstra sobre suas atitudes, que deve sempre incentivar a criança tratando suas conquistas de maneira positiva.
Segundo o filósofo Mikhail Bakhtin (1992, p. 68), a criança se vê pela primeira vez através dos olhos da mãe. E com base nessa afirmação, pode-se concluir que a criança se forma a partir da posição em que ocupa socialmente. Assim como através de sua visualização, verbalização e nas atitudes que lhe são apresentadas e ajudam a criar sua autoimagem. E por outro lado, existe o diálogo do adulto com a maneira como a criança se expressa gestual e corporalmente.
 A construção da identidade começa de fora para dentro, ou seja, a criança imita o adulto, mas aos poucos suas atitudes vão tomando forma própria, por isso existe a importância de respeitar o seu “jeito de ser” e não restringir as atitudes padronizando-as.
            Para as crianças de 0 à 3 anos o professor deve planejar atividades de identidade e autonomia de maneira que elas possam refletir sobre seu modo de atuar e intervir que reconheça a criança como centro do processo, ajudando-a a se observar e observar o outro — incentivando a comparação, por exemplo. E com as maiores o professor planeja dando atenção maior a organização dos espaços e materiais com objetivos específicos para tal organização. Auxiliando-os no início do processo e diminuindo sua atuação aos poucos. Pois os pequenos desenvolvem sua identidade na interação com as expressões corporais e já os outros, no reconhecimento da representação de si mesmos de maneira mais detalhada dentro do grupo — daí a importância das atividades individuais e em grupo.

Por _Berdusco

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