domingo, 10 de junho de 2012

Rotina escolar



          A rotina que contempla todas as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas do público escolar, dá principalmente ao aluno segurança. Esta segurança permite com que ele se oriente tempo-espaço e se desenvolva apropriando-se desses hábitos de maneira independente, autônoma e participativa.

         Para o professor, evita com que o mesmo atue somente com o improviso, diminuindo a presença de imprevistos. Além de possibilitar com que o seu trabalho tenha foco na atividades que podem ser variadas com segurança, diminuindo a monotonia, a repetição dos afazeres sem propósito definido.

         Já para a escola, a rotina resume a própria vida escolar. É estratégia que a mesma encontra para organizar de maneira inteligente e produtiva o seu cotidiano. Além de expressar os próprios objetivos que se pretende alcançar.
        Para não limitar o planejamento, a rotina, apesar de bem organizada e definida, não deve ser inflexível e rígida. Pois deve partir das necessidades da criança e não dos interesses da escola. Para isso deve-se considerar o tempo, o modo, o espaço, o contexto social, o currículo, as atividades e os materiais disponíveis.
        O importante é lembrar que cada escola tem a sua rotina, não adianta "copiar" um modelo que talvez tenha dado certo na escola do vizinho. Assim como cada turma tem a sua maneira de ser também, e nem se fale faixas-etárias diferentes. E por último, levamos em conta as mudanças durante o ano e os eventos da escola — deve-se estar preparado também paras as quebras de rotina.

Por _Berdusco

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