segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O currículo escolar é ou já foi neutro?


O currículo tradicional abordava questões intimamente ligadas ao trabalho, mão-de-obra qualificada e produção social e financeira. Todos os conteúdos selecionados deveriam atender ao mercado de trabalho e suas exigências, devido ao momento de intenso desenvolvimento econômico pelo qual a sociedade passava.
Observando-se o contexto histórico da época e os registros educacionais, podemos concluir que o currículo não era neutro. Isto é, não tinha como objetivo apenas o aprendizado dos saberes escolares, e sim a articulação de todas as competências e habilidades possíveis para atuar de forma efetiva no mundo do trabalho.
E falando em habilidades e competências, ambos são termos atualmente utilizados na seleção e aplicação dos conteúdos escolares. Desta maneira, o aluno é incentivado a inter-relacionar os conhecimentos adquiridos na escola com as situações práticas do dia-a-dia, assim como do futuro — formação acadêmica, mercado de trabalho e ascensão social.
Portanto, atualmente o currículo não é neutro. Como sempre aconteceu, ele não está relacionado apenas com a vida escolar, mas com todas as esferas da convivência humana.
O que diferencia a falta de neutralidade do passado com a dos tempos atuais é que agora não apenas a mão-de-obra trabalhista é priorizada, mas também o desenvolvimento global dos indivíduos, sua liberdade de pensamento numa visão crítica e autônoma de suas escolhas e sua intervenção no universo social, cultural e econômico.

Por _Berdusco

5 comentários:

  1. Oi sou estudante do curso normal e estou estudando sobre a teoria tradicional que diz que o currículo deve ser neutro. Você pode me explicar o que é um currículo neutro?
    desde já grata

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    1. Olá!

      Currículo neutro é aquele que se relaciona apenas com os conteúdos escolares, aqueles seguidos pelos livros didáticos e pela sequência pedagógica de ensino.
      Por exemplo, no currículo neutro ensina-se os cálculos matemáticos para resolver os problemas das atividades escolares, obter sucesso nas avaliações e consequentemente, ser aprovado ao final do período letivo. Já em um currículo não-neutro, aprendemos cálculos matemáticos para solucionar as questões diárias da vida e para utilizar o raciocínio lógico de maneira autônoma e efetiva, independentemente da relação promoção-reprovação escolar.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

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  2. vc pode explicar : o currículo: Recipiente não neutro dos conteúdos.

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