Quando relaciono a Educação Física à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias tenho a sensação de alívio! Finalmente estamos falando em movimento como linguagem.
Segue abaixo alguns significados da palavra linguagem no dicionário Aurélio.
"s. f. Faculdade que têm os homens de comunicar-se uns com os outros, exprimindo seus pensamentos e sentimentos por meio de vocábulos, que se transcrevem quando necessário (...) Linguagem natural, o conjunto de sinais que se empregam e interpretam indistintivamente (como a fala, o grito, os olhares, os gestos etc.)."
Educação Física é muito mais do que aperfeiçoamento de técnicas e repetição de movimentos. Educação física é a fala própria que se constrói na mídia, na rua, na roda de conversa, nos clubes, nas quadras, nas salas de aula, entre muitos outros. É o grito de emoção, de liberdade, de pertencimento e de quebra de barreiras. Está em cada gesto do jogo ou nos olhares de cortesia ao tratar as pessoas do convívio e as regras da vida.
Dando ênfase ao sujeito que se movimenta o professor proporciona diversas manifestações da Cultura Corporal, permitindo com que todos em determinado momento consigam se reconhecer dentro do contexto daquela prática. O que desperta o interesse e a participação ativa dos alunos. Assim como o professor, que se sente mais valorizado e também responsável por todos os aspectos que constituem o desenvolvimento do aluno, não apenas o domínio motor.
Por _Berdusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!