No início do processo de aprendizagem, o posicionamento dos alunos se encontra na fase anárquica.
Partindo dessa situação, como observado em diversas situações de aprendizagem, pode-se fazer um vídeo para registrar a maneira como os alunos se organizavam. Pois é muito prazeroso quando os alunos percebem como iniciaram a prática e onde conseguiram chegar. Além de se aproveitar as vivências anteriores e a forma como os alunos compreendem inicialmente a dinâmica do jogo.
Também é importante que os alunos conheçam os processos históricos e as principais regras da modalidade, que justificam o ritmo e as características de jogo.
Organizar o processo de aprendizagem de acordo com as unidades funcionais é uma ótima opção em detrimento do ensino dos fundamentos isolados de determinada modalidade, sem que haja relação com a situação real de jogo. Através desta estratégia o aluno consegue perceber claramente a relação entre a técnica e a concretização da tática – consequentemente o Se-movimentar ganha o seu sentido.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjegl1KyA-f9BOwwN5ZHXDEYfwzrtChj6ykzU9jBLrJP4B_1gjruqDaLxB4VNHqO39J3ujGFnaOTBg2_br9EPa0Yqhq2EtjayusD3oYdlDGDWq4DMj0mIqUzPCqcNaUZbD3Od85wL8r6Oi2/s1600/escola_de_futebol_foto_ilustrativa.jpg)
Essas práticas permitem com todos os tipos de aluno participem da aula sem que haja diferenciação e comparação entre quem faz melhor ou pior. O objetivo é que cada um, com suas características, contribua para que haja uma ação inteligente e cooperativa em direção a um mesmo alvo.
Assim como os alunos passam a observar o espetáculo esportivo com mais critérios de seleção de informações, analisando jogadas e movimentos específicos do jogo, além da aplicação das regras, a supervalorização dos jogadores e as narrações sensacionalistas.
Por _Berdusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!