Apesar de em muitas instituições de ensino ainda predominar as concepções da perspectiva integracionista, muitas outras vem adotando a perspectiva da inclusão como eixo norteador das ações pedagógicas e da convivência escolar.
Isso aconteceu porque se notou que a perspectiva integracionista possui uma visão individualizada do aluno com necessidades especiais. O que o torna um sujeito a parte dos processos sociais da escola. Já a perspectiva da inclusão vem de encontro com a concepção deste aluno como sujeito que possui direito de igualdade tanto em seus direitos com em seus deveres como cidadão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlB1DtaojCaAvRCb1qj9H73fpJS85JodDHzFF86Zj9UqRD4dDm3z_3DKvTyV5kl0U9eQHT0LHOSmimUhnUmemIcqo98s-j8DTB99u6hlhx-JcLOo6QemBhGkC7nPWi-9bnHVo3Uin7C6aB/s1600/quebra_cabeca.jpg)
A perspectiva integracionista se limita a oferecer condições e recursos mínimos para possibilitar a aprendizagem sem atrapalhar os alunos ditos 'normais' – uma atividade diferente, uma lição mais fácil, deixar o aluno só observando etc. Já a perspectiva da inclusão proporciona aos alunos com necessidades especiais o direito de frequentar e produzir em salas regulares sem ser considerado um atrasado na turma.
Na primeira concepção, cabia a família e ao próprio aluno a responsabilidade por estar integrado na escola. Atualmente, é dever da escola se adequar para recebê-lo, seja nas estruturas arquitetônicas, materiais adaptados, transporte, professores capacitados, outras formas de comunicação, projetos, abordagens e discussões, entre outros.
Assim como os programas integracionistas possuem um foco voltado apenas para o atendimento destes alunos, como se os demais também não tivessem suas limitações, suas necessidades, conflitos etc. Já na proposta da inclusão todas as ações educacionais visam abranger toda a comunidade escolar, conscientizando alunos, professores, familiares e funcionários sobre a problemática da falta de respeito às diferenças e refletindo sobre métodos e estratégias de ensino que possam proporcionar um ambiente produtivo de aprendizagem e convivência dentro e fora da escola. Para que todos possam aprender e participar juntos, sem discriminação. Tornando as diferenças e semelhanças valores que constituem o ser humano e não motivo de exclusão e intolerância.
Por _Berdusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A primeira impressão é a que fica."
Deixe a sua, e por favor, sinta-se à vontade!